Seguro para carros elétricos

Como é feito o seguro para carros elétricos?

O seguro para carros elétricos é uma das maiores precauções que um proprietário pode ter já que possuem um alto valor de mercado e necessitam de bastante cuidados.

O mercado de seguro para carros elétricos é relativamente novo, assim como a tecnologia do veículo em si. Entretanto, com a crescente popularidade da eletromobilidade, o mercado para este tipo de segurança também não para de crescer.

Só no Brasil em 2021, a venda de carros elétricos triplicou, indo de 801 unidades emplacadas em 2020 para 2.860, um aumento significativo. Com isso, cresce a demanda de um seguro para os mesmos.

Mas afinal, como funciona exatamente um seguro deste tipo? O processo difere de um carro comum? Prossiga com a leitura e descubra mais!

A necessidade de um seguro automobilístico

Antes de tudo, devemos discutir a importância de um seguro auto para o cotidiano, afinal, é um produto pensado exclusivamente para a sua segurança e tranquilidade.

Normalmente, os seguros cobrem a maioria dos riscos que podem afetar um carro, como roubo e furto, acidentes, incêndios, danos causados por causas naturais, etc. É uma gama de possiblidades cobertas afim de garantir o seu bem-estar e não o deixar no prejuízo.

Portanto, sempre procure adquirir uma forma de proteção extra para o seu carro e, o mais importante, para você.

Existem alguma diferença entre os seguros dos elétricos e comuns?

Por ser algo novo no Brasil e existir poucas unidades na rua, não há por enquanto uma clara diferença entre os seguros para carros elétricos e os movidos a combustíveis comuns.

O preço do seguro é mais barato?

Devido ao seu baixo número em circulação e a inexistência de um registro considerável de roubos e furtos, consequentemente não se pode dizer se o seguro para carros elétricos é mais barato do que os convencionais. É fato, entretanto, que o risco de problemas de manutenção ocorrerem é bem menor que carros convencionais.

Isso se dá, principalmente, graças aos seus motores elétricos, constituídos de cerca de 50 partes móveis contra os 350 de um movido a combustão. Um menor risco de manutenção interfere bastante no valor de um seguro.

Sendo assim, ainda que as peças de um carro movido a eletricidade sejam mais difíceis de se achar, o preço de um seguro para carros elétricos acaba saindo mais barato.

Existem coberturas especiais para carros elétricos?

Apesar de serem poucos em quantidade, a crescente demanda e popularização fez com que algumas seguradoras começassem a oferecer seguros especialmente para carros elétricos.

Dentre os diferenciais incluídos estão assistência 24horas equipada com carregador de bateria, feita unicamente para este tipo de veículo. Pode existir também a possiblidade de alguns seguros incluírem uma cobertura adicional para os cabos de carregamento.

Existem também seguradoras que lançam ofertas de cobertura de seguro residencial, pensado para a proteção de carregadores localizados em casas e prédios.

Ou seja, cada vez mais os proprietários de carros elétricos estão tendo mais opções para assegurar a integridade física do seu veículo.

Por que os carros elétricos estão se tornando populares?

Afinal, quais são os benefícios que leva a aquisição de um carro elétrico tão popular? Apesar de ser caro, um veículo do tipo traz muitas vantagens para o dono, tanto éticas quanto financeiras

Sem contar os benefícios óbvios, como expelirem menos poluentes, os carros elétricos são muito mais silenciosos, o que os dão grande potencial para reduzir a poluição sonora das cidades. Isso ocorre pois não há a queima do combustível em seus motores, o maior culpado pelo barulho dos veículos convencionais.

Além disso, a independência de combustíveis fósseis é talvez o maior atrativo que existe, e é uma característica que traz muita economia para o bolso do proprietário.