Novas patentes da scooter elétrica da BMW estão mostrando um veículo muito diferentes da C Evolution. Os modelos apresentados como atualizações possuem uma tecnologia de ponta e inovações surpreendentes. A ideia é aproveitar as tecnologias já empregadas em carros na scooter.
Uma das modificações mais impressionantes é o design da scooter. Embora possuir teto, por si só, seja algo bastante atraente, a modificação também melhora a segurança do veículo. A cobertura apresenta zonas de deformação que, em caso de colisão, garantem segurança extra.
As zonas de deformação servem para absorver o impacto de um acidente. Quando uma parte do veículo deforma, a variação de velocidade é menos brusca, fazendo com que o piloto receba um solavanco mais suave. O foco da scooter é absorver o impacto de cima, trazendo proteção para a cabeça do piloto.
Além disso, a scooter elétrica da BMW apresenta um arnês para manter o piloto em segurança. Dessa forma ele fica seguro dentro da “célula de segurança” de carbono, diminuindo a probabilidade de ferimentos graves e fatais.
Veja também: BMW i4 é o novo carro elétrico anunciado para 2021!
Detalhes encontrados na patente da scooter elétrica da BMW
Em caso de haver algum acidente, as zonas de deformação, após realizarem seu trabalho de absorver o impacto, podem ser trocadas novamente. Esse é um dos detalhes presente na patente da BMW. Assim, em caso de acidente leve, o piloto pode rapidamente retornar à estrada sem maiores problemas.
Nos desenhos da patente, podemos localizar as zonas de deformação pelo número 40. Pode-se ver claramente que essas regiões estão presas ao teto do veículo.
Existe um problema gravíssimo com esse design: o teto faz com que a scooter fique à mercê do vento. Porém, os engenheiros da BMW resolveram este problema usando técnicas de aerodinâmica de aviões: por meio de winglets ajustáveis, é possível implementar a chamada aerodinâmica ativa.
Veja também: Bicicleta elétrica dobrável Fiido D11 é anunciada: saiba tudo!
Com a ajuda de um computador, os winglets são modificados para contrabalancear o efeito do vento. Todo o processo é automático e extremamente eficiente.
Por fim, para fechar com chave de ouro o kit de segurança presente na scooter elétrica da BMW, temos airbags laterais. Ao contrário das motos convencionais, onde os pilotos geralmente ficam longe do veículo em acidentes, o arnês de 4 pontos impede que o piloto saia da scooter.
Os airbags laterais cobrem desde o assento até os ombros do piloto. Além disso, existem partes infláveis na traseira do assento, dando maior proteção ao piloto em colisões traseiras.
Veja também: Motos elétricas da nordestina Voltz chegam a São Paulo!
Scooter coberta ou conversível?
Embora falamos que a scooter da BMW é coberta, a capota pode ser removida com facilidade, transformando-a em uma scooter padrão. Todos os acessórios estão presos à capota, ou seja, ao removê-la, restará apenas uma scooter comum. Essa habilidade confere o título de scooter conversível a este veículo.
A BMW está empenhada nessa nova scooter. Só no ano passado, por exemplo, foram mais de 12 patentes relacionadas a ela. Não se sabe ao certo quando e se efetivamente será disponibilizada para compra, mas com certeza a fabricante está se esforçando para aperfeiçoar seu produto.
E aí, o que achou da nova scooter elétrica da BMW? Deixe sua opinião nos comentários!