Aprenda o que considerar quando for comprar elétricos usados

Elétricos usados: 8 dicas para quando for comprar!

Com a mudança nos cenários que estimulam a compra de carros à combustão, os elétricos usados entraram no radar de interesse das pessoas.

Os carros eletrificados apresentam uma alternativa para o momento em que o combustível bate recordes de preço, apresentando um custo benefício atraente, com valor mais baixo e potência que chama atenção.

Mas, a compra de um usado desse segmento exige cuidados que as pessoas não estão habituadas, principalmente pelo fato de não serem tão populares quanto os carros tradicionais.

Por isso, se você está de olho em um elétrico usado, tome esses 8 cuidados que organizamos em lista.

Eles vão te ajudar a fazer um negócio mais assertivo e evitar dores de cabeça depois que o carro estiver estacionado em sua garagem.

1. Tempo de garantia da bateria

As montadoras oferecem uma garantia de 8 anos ou 160 mil km para as baterias que alimentam os elétricos. Após esse prazo, já não são mais realizados reparos oficiais nas concessionárias. Por isso, verifique qual a quilometragem dos elétricos usados que estiver de olho e, também, há quanto tempo ele foi lançado no mercado.

2. Estado de vida da bateria

Outro detalhe sobre a bateria que é essencial nos carros elétricos, é conferir a capacidade da bateria. Isso está diretamente relacionado à autonomia do veículo e a qualidade do seu investimento. Em toda revisão é realizado um diagnóstico dessa peça, que atesta qual é o real estado de vida da bateria. Sempre peça esse relatório quando for negociar um elétrico usado.

3. Acessórios

Elétricos usados devem acompanhar os acessórios que vieram de fábrica e que são responsáveis pela alimentação do carro. Estamos falando de cabos de carregamento e, de acordo com o modelo, até mesmo os carregadores portáteis. Verifique com quais acessórios ele foi lançado e veja se o que está comprando é compatível.

4. Estrutura preparada

Se você terá dificuldades para alimentá-lo depois, de nada adianta querer elétricos usados. Por isso, antes de fechar negócio, verifique se há uma estrutura de carregamento próxima de sua casa. Se achar viável, verifique a possibilidade de fazer modificações na rede da sua residência, para facilitar sua vida, recorrendo à alternativa dos carregadores domésticos.

5. Capacidade de uso diária

Uma boa dica que te ajuda a escolher entre as diversas opções de elétricos usados, é a autonomia do veículo em relação ao seu uso diário.

Por exemplo: se você roda cerca de 50 km diariamente e está pensando em comprar um carro com autonomia de 300 km por carga, isso significa que só precisará carrega-lo uma vez a cada seis dias. Agora, se a autonomia é de 100 km, terá que carrega-lo dia sim, dia não. Pense nisso.

6. Revisões realizadas

Elétricos usados merecem tanta atenção quanto os motores à combustão, e, tal qual eles, devem ter todas as revisões realizadas corretamente. Confira se o carro que está comprando apresenta os relatórios de revisão. Isso garante que ele recebeu a manutenção adequada.

7. Manutenção autorizada

Ainda não há muitas oficinas especializadas em elétricos usados. Isso significa que sempre que for necessário realizar uma manutenção, você terá que recorrer aos serviços das concessionárias. Por isso, já é bom considerar o valor que terá que dispensar com isso, caso o carro já tenha saído da garantia.

8. Fique atento a maneiras de aumentar a vida útil do carro

Elétricos e carros à combustão sofrem da mesma forma com motoristas imprudentes ou que não se preocupam com hábitos nocivos. Esses cuidados devem ser redobrados, ainda mais quando falamos de usados. Cuide para evitar arrancadas e frenagens bruscas, passe devagar nas lombadas e, também, nas valetas.