Que São Paulo se destaca na frota de carros elétricos, a gente já sabia. Porém, um levantamento realizado pela Neocharge e Secretaria Nacional de Trânsito divulgou que a cidade é a que detém o primeiro lugar em quantidade de EVs andando pelas suas ruas.
Esse cenário pode nos ajudar a entender um pouco mais sobre a tendência de adotar o uso de veículos elétricos em todo o território nacional.
Se você está pensando em adquirir um modelo eletrificado ou se já é detentor de um, esse levantamento realizado pela Neocharge e Senatran é importante para a sua compreensão.
Por isso, trouxemos mais informações sobre esse relato. Veja só!
Soberania de São Paulo na adesão de elétricos
A cidade de São Paulo guarda, em suas ruas, 23.772 unidades, total contabilizado até o momento em que o estudo da Neocharge e Senatran foi lançado. Esse número corresponde à 17,25% do número de carros elétricos que foram registrados no país.
A segunda colocação fica com a cidade de Brasília, capital do Distrito Federal. Lá há o registro de 6.947 unidades de elétricos, um número muito menos expressivo que o do primeiro colocado.
Isso nos ajuda a perceber como a cidade de São Paulo possui soberania na quantidade de carros elétricos em frotas ativas.
Essa expressividade não se restringe à cidade, mas também é vista no estado, como um todo. De acordo com o levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito, o número total de carros elétricos registrados no estado é de 47.101 unidades, determinando que São Paulo é o estado que contém o maior número de EVs.
No caso de uma análise estadual, quem ocupa a segunda colocação é Minas Gerais (10.386 unidades) e o terceiro lugar é do Rio de Janeiro (10.183 unidades).
Ainda temos, depois desses, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás e Brasília, respectivamente.
Em relação às cidades, o ranking fica da seguinte maneira:
- São Paulo – 23.772 unidades
- Brasília – 6.947 unidades
- Rio de Janeiro – 6.381 unidades
- Belo Horizonte – 5.393 unidades
- Curitiba – 4.155 unidades
- Salvador – 2.522 unidades
- Porto Alegre – 2.457 unidades
- Goiânia – 2.368 unidades
- Recife – 1.987 unidades
- Campinas – 1.918 unidades
Qual a expectativa para o mercado de elétricos?
Essa avaliação realizada pela Neocharge, com base nos dados da Secretaria Nacional de Trânsito, demonstra que as regiões Sul e Sudeste são, em disparado, as localidades que possuem a maior quantidade de elétricos.
Porém, também é possível perceber que os estados de Goiás e o Distrito Federal vão ganhando cada vez mais força na mobilidade elétrica, o que pode ser um indicativo de uma expansão de EVs para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
A expectativa é que, até 2040, 11 milhões de carros elétricos comporão a frota brasileira. Isso significa um aumento ainda mais expressivo da adesão à mobilidade elétrica urbana e inteligente.