Samsung cria K-City para testar carros autônomos

Samsung constrói área de testes para carros autônomos na Coréia

A Samsung firmou parceria com a KOTSA (autoridade coreana atuante na área de transporte seguro) para o desenvolvimentos de tecnologias de comunicação e direção autônoma.

Para isso, as duas organizações desenvolvem estruturas para teste e desenvolvimento de carros autônomos.

Também construíram redes de comunicação 4G, 5G e V2X a fim de melhorar a transmissão de dados.

Dentro dos planos da Samsung e KOTSA está a construção de uma K-City. Este será um local destinado para o teste de carros autônomos em situações reais.

Saiba mais, a seguir, sobre a parceria da Samsung no desenvolvimento de carros autônomos,

Samsung e KOTSA criam zona de testes com tecnologia 5G para carros conectados e autônomos

A Samsung, em conjunto com a KOTSA, firmaram uma parceria para desenvolver tecnologias relacionadas a telecomunicações e carros autônomos.

Esta união colocará em um ambiente propício a testes para este tipo de transporte altas tecnologias de comunicação como 4G, 5G e também o Vehicle-to-Everything (V2X).

Reunindo várias redes de telecomunicações, incluindo 5G, 4G e V2X em um só lugar, a K-City proporcionará experiências reais de condução autônoma para pessoas e empresas em todo o setor”, declarou o diretor da KOTSA, Byung Yoon Kwon.

Será utilizada uma área já pertencente à empresa coreana, antes um autódromo, para se criar a K-City.  O local será destinado a testes com carros conectados e autônomos.

Cidade fictícia da Samsung pode simular até 5 cenários reais

K-City Samsung

O termo K-City deriva de uma associação feita ao conceito de fake-cities (cidades falsas). Nesse local, é possível se averiguar reações de automóveis por meio de situações propostas.

Essas falsas cidades criadas têm o objetivo de colocar situações cotidianas em consonância ao uso da condução autônoma.

A K-City nascida da união da Samsung e KOTSA está localizada na Coréia e dispõe de uma área de 360.000 m2.

A “cidade falsa”  possui capacidade para criar até cinco situações diversas para testes de carros conectados e autônomos.

Os carros serão submetidos a diversas situações. Túneis, viadutos, cruzamentos, trânsito intenso etc., sempre com o intuito de buscar as melhores soluções em segurança.

Poderão ser simuladas possibilidades de acidentes permitindo a repetição para a apuração e percepção da melhor forma de serem evitados.

O local não estará limitado a testes feitos exclusivamente pela Samsung. Ele deverá ser utilizado por várias empresas de todos os portes. 

Samsung usará K-City para testes de dados

A K-City da Samsung deverá contar com infraestruturas de TI relacionadas a carros autônomos.

Dessa forma, as informações usadas por carros conectados e autônomos poderão chegar a eles de forma mais rápida.

Quanto maior a velocidade de transmissão de dados entre uma central e os carros autônomos, maior será a possibilidade de evitar acidentes.

A Samsung também estará buscando, com a utilização da K-City, obter maior segurança no que tange aos dados e suportabilidade dos sistemas.

Ou seja, busca apurar a confiabilidade da tecnologia e velocidade de transmissão dos dados que serão utilizados pelos veículos para as suas manobras e “decisões”, apurando as situações imprevistas.

A K-City da Samsung e KOTSA deve se direcionar a ser a grande referência no desenvolvimento da tecnologia de comunicação 5G,.

Essa cidade criada para os testes com base em tecnologia 5G e sistema V2X deverá ser o local onde poderá ser testada a capacidade dos veículos autônomos em situações reais, o que exigirá muito da velocidade de dados.

Carros autônomos do Google já são realidade

Carro autônomo Waymo

Para o Google, o setor de veículos autônomos já uma realidade.

A empresa Waymo é a frente de desenvolvimento da Google neste setor, empreendendo testes desde 2009.

Uma frota de veículos autônomos rodando em lugares determinados é permitida nos Estados Unidos.

Embora ainda encontrem-se notícias sobre um acidente fatal com um dos veículos, não há qualquer sinal de retrocesso nessa marcha.

A empresa continua prometendo novidades no setor de veículos autônomos e uma delas é o Wayno One.

Waymo-One, um táxi sem motorista

A Waymo, ligada ao Google, já conta com o Waymo One. O serviço funciona como um Uber autônomo. O passageiro é levado a seu destino sem contar com um motorista no comando do veículo.

Por enquanto, o serviço ainda é restrito e apenas algumas pessoas podem usar o táxi autônomo da Waymo.

Mesmo sendo autônomo, o carro ainda conta com um engenheiro da empresa no banco do motorista, pronto para qualquer eventualidade.

Recentemente a empresa recebeu autorização de mais um estado americano, a Califórnia, para que seus veículos que prestam serviço de transporte por aplicativo possam funcionar.

Carro autônomo: conduzindo ao futuro

Carro autônomo

Como é possível observar, os carros autônomos e conectados estão cada vez mais adiantados. Os investimentos em pesquisa vão trazendo o que era mera ficção futurista para a realidade.

É claro que não desaparecerão todos os problemas no transporte. E há quem diga que é um retrocesso na luta por um trânsito “mais humano”.

Porém, analisando-se que as máquinas podem tomar “decisões” sem serem levadas pela emoção, isso pode ser mais um exemplo de avanço.

A K-City da Samsung e KOTSA é um grande passo para o desenvolvimento de carros autônomos e tecnologias relacionadas à área.