Há pouco mais de um ano, Elon Musk enviou um Tesla Roadster no espaço. Mas e agora, onde o carro está?
O carro elétrico da Tesla foi lançado no espaço à bordo do foguete Falcon Heavy e atualmente está bem, bem longe da Terra.
O Tesla Roadster já passou por Marte, Mercúrio e Vênus, e continua sua trajetória ao redor do sol até o infinito.
Dentro do carro, Elon Musk colocou um boneco vestido de astronauta, além de colocar no som duas músicas de David Bowie.
Através de um site, é possível saber todos os dados atuais do Roadster no espaço, inclusive sua localização. Saiba, a seguir, onde está o Roadster que Musk enviou ao espaço!
O que você vai ver aqui:
- 1 Após dois anos no espaço, veículo da Tesla já viajou mais do que qualquer outro carro
- 2 Roadster no espaço já passou por Marte e continua em órbita
- 3 É possível ver o carro da Terra?
- 4 Site “Where is Roadster” mostra a localização do carro da Tesla no espaço
- 5 Nova versão do esportivo chega ao mercado em 2020
Após dois anos no espaço, veículo da Tesla já viajou mais do que qualquer outro carro
Em 6 de fevereiro de 2018, Musk surpreendeu a todos com o lançamento de um carro, sim, um carro elétrico no espaço – aqui você pode saber tudo sobre o lançamento.
O veículo foi lançado, em uma ação promocional, à bordo do Falcon Heavy, maior foguete em funcionamento do mundo, da SpaceX, empresa aeroespacial de Musk.
Com o teto aberto, foi colocado no banco do motorista um boneco vestido de astronauta, batizado de “Starman”.
Além disso, foi colocado no som as músicas “Life on Mars?” e “Space Oddity”, de David Bowie. E mais de um ano após ser lançado, o carro continua vagando pelo universo.
E é lá no espaço que o carro da Tesla bateu recordes. O Roadster já viajou mais do que qualquer outro carro. Para efeitos de comparação, o carro já percorreu o equivalente a dirigir por todas as estradas do mundo mais de 24 vezes.
E o mais impressionante. Ele está percorrendo o universo à uma velocidade insana: mais de 21 mil quilômetros por hora.
Isso é muito, muito mais rápido que aviões militares. E detalhe; sem gastar gasolina, afinal, sua velocidade foi adquirida através do impulso dado pelo foguete no lançamento.
E como não há nenhuma força contrária que o poderia parar no Universo, o carro continuará vagando em alta velocidade.
Roadster no espaço já passou por Marte e continua em órbita
Em novembro de 2018, nove meses após o lançamento, o carro da Tesla já havia passado por Marte.
Atualmente, o Roadster está em uma trajetória elíptica ao redor do sol, passando também por Mercúrio e Vênus.
E a expectativa, segundo pesquisadores, é que o carro continue orbitando o sol – assim como um planeta do sistema solar – pelos próximos MILHÕES de anos.
Isso, claro, se nenhum incidente, como ser atingido por algum meteorito, acontecer antes. Há também a radiação solar, que aos poucos, irá deteriorar o veículo.
O Tesla Roadster no espaço completa uma órbita ao redor do sol a cada 557 dias. A expectativa é que ele complete a primeira órbita antes do final de 2019.
É possível ver o carro da Terra?
Não é possível ver o Roadster a olho nu, pois ele está muito longe da Terra. E, por enquanto, também não é possível vê-lo através de um telescópio.
Mas um estudo feito por um grupo na Universidade de Toronto projetou que, em 2091, o carro passará perto da Terra o suficiente para vê-lo através de um supertelescópio, como o Pan-STARRS, localizado no Havaí.
Mas mesmo não podendo vê-lo, é possível saber onde ele está. Há um site que utiliza dados da NASA para projetar dados sobre o Roadster no espaço.
Site “Where is Roadster” mostra a localização do carro da Tesla no espaço
Utilizando dados da NASA, o site “Where is Roadster” consegue informações sobre o carro da Tesla lançado no espaço.
O site informa, por exemplo, que no momento em que estamos escrevendo este artigo, o carro está à 350.359.222 km de distância da Terra.
Após ter passado por Marte, oele está a 250.956.393 km de distância do planeta vermelho.
Considerando que o carro não está gastando combustível, o Roadster no espaço atingiu uma eficiência equivalente a 1,8 mil km por litro, caso fosse movido a gasolina.
Além disso, se a bateria do carro ainda estivesse funcionando, o boneco “Starman” já teria ouvido “Space Oddity” mais de 117 mil vezes e “Life on Mars?” mais de 158 mil.
Nova versão do esportivo chega ao mercado em 2020
Após levar o Roadster ao espaço, a Tesla planeja o lançamento da nova versão do carro para 2020. O veículo, antes mesmo de ser lançado, já é considerado o carro mais rápido do mundo.
Com capacidade de ir de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, o Roadster poderá chegar atingir a máxima de 400 km/h. Segundo Elon Musk, o carro será capaz até de flutuar (!). É esperar para ver.
Para saber mais sobre o Tesla Roadster, clique aqui.