Estamos presenciando uma transformação no que diz respeito à forma como vamos de um ponto a outro, e o Renault Twingo ZE veio para ajudar nessa mudança.
Sendo enquadrado na categoria subcompacto aqui no Brasil, seu alvo são os centros urbanos. De fato, seu tamanho diminuto e sua facilidade de direção ajudam nessa tarefa.
No entanto, para quem está acostumado com carros elétricos enormes, pode cometer o erro de menosprezar o Twingo à primeira vista. Porém o carro entrega justamente o que promete.
Está se tornando cada vez mais comum carros pequenos circulando por aí, e essa tendência tomou conta principalmente da Europa. Além disso, estamos acompanhando uma “revolução verde” em nossa sociedade, e carros elétricos compactos fazem parte dela.
O mundo tem clamado por menos poluição, e por isso o chamado carsharing se tornou popular. Esse novo tipo de negócio pode contribuir muito para diminuir a emissão de gás poluente.
Visando esse mercado em expansão na Europa, a Renault decidiu pegar seu Twingo e eletrificá-lo. O resultado é um carro de 3,35 metros e 195 km de autonomia por carga. Somando sua autonomia e recarga completa em pouco mais de uma hora, temos a fórmula ideal para um veículo “verde”.
No entanto, outras montadoras estão de olho nesse mercado também, e o Renault Twingo ZE tem oponentes de peso, como o Fiat 500 Electric e o Smart Fortwo EQ, ambos com a mesma ideia do Twingo ZE. Saiba mais sobre o novo carro da Renault que chega em 2020!
O que você vai ver aqui:
Twingo ZE é o compacto da Renault para centros urbanos
Quem é ligado no mundo automobilístico sabe que a Renault já havia lançado seu modelo Twingo há algum tempo, porém ele está de cara nova. O Renault Twingo ZE será totalmente elétrico, e tem como objetivo entrar no mercado de compartilhamento de veículos.
Segundo o diretor da Renault, Stephane Wiscart, o novo Renault Twingo ZE veio apoiar mudanças na forma como nos locomovemos. O carro é no estilo subcompacto, sendo ideal para dirigir em grandes centros, por exemplo. Esta é justamente a sua proposta.
Contando com 82 cv de potência e 195 km de autonomia, ele é perfeito para centros de cidades. Além disso, sua forma compacta também ajuda, dado que só possui 3,35 metros de comprimento.
Um detalhe bastante interessante é a opção de escolher “barulho” artificial externo para o elétrico. Esse é um dos problemas desses veículos: como não fazem barulho, fica difícil para os pedestres identificarem que estão próximos.
Outro ponto que mostra a aposta em economia da montadora é sua bateria de 22 kW. Ela pode ser recarregada em pouco mais de uma hora, quando em uma estação apropriada. Dessa forma, ao abrir mão de uma bateria grande, o carro se torna mais eficiente.
As especificações técnicas do Renault Twingo ZE
Abaixo estão listadas algumas especificações técnicas importantes do Renault Twingo ZE:
- Alcance real estimado: entre 90 a 205 km
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,6 segundos
- Velocidade máxima: 135 km/h
- Torque total: 160 Nm
- Plug de recarga (Europa): Type 2
- Consumo equivalente a combustível: 1,3 l/100 km
- Volume do porta-malas: 174 l
- Número de assentos: 4
- Peso (vazio): 1112 kg
Outro número importante é seu valor:
- Reino Unido: 17.000 libras
- Países baixos: 20.000 euros
- Alemanha: 21.500 euros
Veja também: Como funciona o IPVA de carros elétricos e híbridos?
O Twingo a combustão
A Renault trabalha com o modelo Twingo há aproximadamente vinte anos, e nesse período já vendeu mais de 4 milhões de unidades no mundo todo. Um dos motivos do sucesso, por exemplo, é sua facilidade de manobra, sendo uma característica desejada para grandes centros.
Porém, em relação à sua versão elétrica, a montadora espera vender 25 mil Twingo ZE anualmente. Esse número irá torná-lo muito bem ranqueado no mercado automobilístico elétrico.
Fiat e Smart também estão na corrida dos carros elétricos compactos
A categoria de subcompactos tem se tornado cada vez mais popular, e várias montadoras estão entrando nesse mercado. Em especial, temos 2 carros que irão disputar com o Renault Twingo ZE pelas vendas:
- Fiat 500 Electric: este carro conta com várias remodelações de seu design, principalmente em seus traços clássicos e em sua cabine. As linhas retrô terão atualizações sutis, mas a cabine será completamente refeita. Além disso, a Fiat pretende um carro “mais em conta” com esse veículo.
- Smart Fortwo EQ: Com dimensões pequenas, um motor de 80 cv e bateria que pode ser recarregada em três horas, ele pretende ser um concorrente de peso para o Renault Twingo ZE. No entanto, sua autonomia é de apenas 100 km, mas pode vir em versão conversível e cupê.
Um grande consumidor deste tipo de veículo é o mercado Europeu, principalmente para aluguel. Lá existe uma forte tendência de carsharing, onde o cliente usa um carro compartilhado e paga a hora.
Além disso, quanto mais carros elétricos forem utilizados dessa forma, menos poluição é emitida, além de diminuir a quantidade de carros circulando. Esse mercado é bastante promissor, e o Renault Twingo ZE quer pegar sua parte.
O que você achou da nova aposta elétrica da Renault? Deixe sua opinião nos comentários!