carro-sem-volante-cruise-origin

Cruise lança o primeiro carro sem volante do mundo: Origin

Mais uma novidade para o mercado de carro elétrico, só que dessa vez, o carro promete deixar os clientes sem direção. É sério, literalmente o carro não tem volante. Essa inovação veio por parte da Cruise com seu novo carro, Origin.

De acordo com a empresa, ele é totalmente voltado para a experiência do usuário. Assim não há razão para se preocupar quanto a prestar atenção no trânsito, mas sim apenas relaxar no banco de trás.

O interior do veículo é bastante vasto e conta apenas com dois bancos e duas telas. Além disso, o veículo não tem retrovisores (e por que precisaria?).

Mesmo sendo uma ideia genial, os americanos não gostam de confiar tanto assim em um robô. Da mesma forma, o governo tem um padrão de segurança para veículos, e isso inclui volantes e pedais.

Dessa forma existem barreiras complicadas para a Cruise lançar seu carro Origin, mas é bem provável que em pouco tempo acabe conseguindo realizar o lançamento. Aliás, é imprescindível que assim o faça, pois outras gigantes do mercado estão de olho nessa tecnologia.

Saiba tudo sobre o primeiro carro sem volante: Cruise Origin!

O Origin é uma evolução natural da direção inteligente

Com todo o investimento em direção inteligente e inteligência artificial, um carro sem volante não iria demorar muito para aparecer. A Cruise anunciou seu carro Origin: um carro sem volante e pedais, com foco total na experiência dos passageiros.

O veículo apresentado pela subsidiária da General Motors realmente causou espanto no público. Sem saber ao certo o que é frente ou traseira, sem capô ou janelas, o carro tem um aspecto futurista.

As dimensões do Origin são de um SUV crossover, modelo em alta no mercado atual. Porém, o visual dele está mais para um paralelepípedo de metal do que para um SUV propriamente dito.

Como já era de se esperar, seu interior é confortável e espaçoso. Há dois assentos grandes, um de frente para o outro, duas telas e muito espaço livre.

Não existe mais nada dentro desse carro, o que pode passar um sensação de estranheza. Além disso não há forma de controlar  o veículo, caso necessário.

Quando perguntado sobre o carro, o co-fundador da Cruise apontou que o carro é do mesmo tamanho que outros, mas apresenta muito mais espaço interno por conta da remoção dos equipamentos de direção.

Veja também: Jeep Renegade híbrido será vendido no Brasil em 2020!

A tecnologia por trás do Cruise Origin

interior-origin

A ideia de um carro sem volante é bastante intrigante. De fato, um carro como o Origin não é bem aceito principalmente por não contar com uma alternativa de direção.

O carro pode até dirigir sozinho sem problemas, porém é importante, para os consumidores, que haja uma forma de tomar o controle do veículo quando necessário. A maior parte é bastante cética quando o assunto é passar a segurança de sua família nas mãos de um robô. 

Para tentar resolver esse problema, o co-fundador da Cruise tem uma carta na manga. Segundo ele, até o momento da produção do veículo, o software que será usado estará com habilidade de direção sobre-humana

Isso porque o carro conta com diversos sensores e câmeras que, em conjunto com o software, apresentam uma direção autônoma bem confiável. 

Juntamente com os sensores, o software do carro conta com tecnologia em nuvem, capaz de ajudar o veículo a entender o que está acontecendo ao seu redor. 

Além disso, o carro conta com tecnologia de Machine Learning, podendo aprender e entender as situações que podem ocorrer no futuro. Dessa forma, poderá evitar possíveis acidentes

Enquanto isso, outras empresas, como a Uber, também estão testando a direção autônoma em seus carros.

Um esforço global para tornar o carro sem volante realidade

Devemos destacar que o projeto não foi isolado do resto do mundo. Na verdade, diversas outras montadoras contribuíram para o sucesso do veículo sem volante, com bilhões investidos no projeto, onde até mesmo o fundo do Japão entrou com investimentos.

Para se ter ideia das proporções do dinheiro envolvido, somente a Honda colaborou com R$ 11,3 bilhões. Além disso, a T. Rowe Price e GM (que comprou parte da Cruise em 2016) também entraram com dinheiro. Todo esse investimento mostra que o projeto é sério.

Problemas com o governo

Além de tudo, existe mais um oponente que o Origin deve conquistar: o governo. Mesmo depois que estiver pronto, o carro ainda precisará se enquadrar em algumas leis. O problema está nos padrões de segurança do Departamento de Trânsito dos EUA, que exige pedais e volante em todos os veículos.

Para piorar a situação, são concedidas apenas 2,5 mil petições por ano pelo órgão público. Um pedido da GM está desde 2018 para lançar o Chevy Bolt sem motorista e até o momento ainda não foi respondida.

É interessante para a Cruise lançar seu carro sem volante o quanto antes, pois tanto o Google quanto a Ford têm interesse nesse mercado.

E você, o que achou do carro sem volante Cruise Origin? Deixe sua opinião nos comentários!