promessa de elétricos mais baratos

Promessa de elétricos mais baratos por GM e Honda

Duas das maiores montadoras de carros do mundo divulgaram, na semana passada, uma promessa de elétricos mais baratos.

A GM e a Honda, ambas com segmentos de elétricos em seus respectivos portfólios, estão investindo na criação de modelos que possuam um baixo custo.

Isso poderá aumentar o acesso da população aos carros elétricos e, consequentemente, torná-los mais populares no cotidiano das cidades.

As empresas trabalharão em conjunto no desenvolvimento desse protótipo.

Aliás, é a segunda parceria da Honda com foco na criação de modelos mais acessíveis. No mês passado, ela divulgou a associação com a Sony para desenvolver carros com maior apelo para o público em geral.

A ideia é que esse modelo GM e Honda chegue ao mercado até 2027. Para tanto, estão sendo investidos esforços no desenvolvimento de uma plataforma conjunta e, também, na criação de um modelo geracional da bateria mais moderna, a Ultium.

Uma parceria que resultou na promessa de elétricos mais baratos

Quando os representantes da Honda e da GM se reuniram, a promessa de elétricos mais baratos se tornou um tema inquietante.

Elas se uniram, além da criação desse novo veículo com tecnologia avançada e detalhes mais complexos, para criar uma oportunidade.

Afinal, ainda hoje os veículos elétricos não são totalmente acessíveis, principalmente devido ao seu alto custo.

Outros detalhes também influenciam na popularização dos modelos, como a falta de infraestrutura. Mas, esse não é uma premissa comum em todo o mundo.

De modo geral, o maior entrave para que as pessoas ainda prefiram a compra de carros com motores à combustão em detrimento dos modelos elétricos, é, justamente, o custo maior.

Em média, os carros elétricos podem representar até o dobro do preço de um carro tradicional, considerando as mesmas qualificações.

Com essa promessa, a expectativa das duas montadoras é lançar carros que custem até US$ 30 mil.

Em dólares, esse é um valor realmente mais acessível. Porém, ao convertermos para a nossa moeda, o Real, ainda temos um carro que custará, em média, R$ 140 mil.

No Brasil, esse modelo ainda não será verdadeiramente acessível. Inclusive, há modelos que já estão disponíveis por aqui com valores bem mais atrativos.

Como é possível baratear o custo de um carro elétrico?

Honda e GM estão apostando na manipulação das baterias para conseguir chegar ao preço divulgado para o seu modelo.

Para tanto, a ideia é cria-las mais leves e com maior densidade, sendo uma melhoria das atuais, com íons de lítio.

Isso vai influenciar diretamente em todo o resto do carro, desde o chassi, até o acabamento, que poderá receber insumos diferentes e, também, gerar uma redução de valores.

Apenas isso já faz com que o custo de produção de um carro elétrico se torne menor. Porém, ainda existe o elemento da produção massiva.

Tanto a GM quanto a Honda estão investindo muito em seus segmentos de híbridos e exclusivamente elétricos, o que poderá diminuir os custos operacionais e tornar o valor médio de cada carro bem menor.

Dessa maneira, todas essas economias podem proporcionar a redução no preço que as montadoras buscam.

Por aqui, esse modelo ainda não será tão acessível quanto se pensa. Porém, essa iniciativa pode incentivar outras empresas a fazerem o mesmo. Dessa forma, poderemos ter, em pouco tempo, um carro elétrico com um valor que o