A Porsche não utilizará mais motores movidos a diesel em seus carros. Parte da decisão se deve ao fato de que seus veículos a diesel não têm grande representatividade no mercado. Por outro lado, a montado vê seu modelo híbrido – Panamera – se tornar um grande sucesso de vendas.
Especula-se também que o escândalo de adulteração de testes de poluentes feito pela Volkswagen também impactou a montadora, fazendo com que esta decidisse abandonar o diesel.
Segundo o CEO da Porsche, o objetivo da empresa é tornar seus carros livres de diesel, apostando em formas de propulsão mais eficientes e ecologicamente corretas.
Além do Panamera, a montadora está preparando o lançamento de seu primeiro carro 100% elétrico, o Taycan EV. O veículo tem previsão de lançamento para até o início de 2020.
E o Taycan é só o começo. A montadora pretende lançar uma versão híbrida ou elétrica de todos os seus modelos até 2025. Para isso, está investindo seis bilhões de euros em carros elétricos. Saiba, a seguir, tudo sobre a decisão da Porsche de deixar de vender carros a diesel.
O que você vai ver aqui:
Veículos movidos a Diesel não serão mais produzidos pela Porsche
Em 23 de setembro de 2018, a Porsche anunciou que seus modelos de carro não contarão mais com motores movidos a diesel.
Um dos motivos da decisão é uma mudança no comportamento de consumo do consumidor. Há uma queda na venda de carros da Porsche movidos a Diesel. Em contrapartida, a venda de carros híbridos está subindo constantemente.
63% das unidades do Panamera vendidos são versões híbridas. Enquanto isso, a venda de modelos movidos a diesel despencou para 12% em 2017.
Sobre o assunto, Oliver Blume, CEO da Porsche, declarou, no tablóide alemão Bild:
A Porsche não está demonizando o Diesel. Ele é e continuará sendo uma importante tecnologia de propulsão. No entanto, como fabricante de carros esportivos para quem o diesel sempre teve um papel secundário, chegamos à conclusão de que gostaríamos que nosso futuro fosse livre de diesel. Naturalmente, continuaríamos a cuidar de nossos clientes atuais de diesel com o profissionalismo que eles esperam”
Escândalo Dieselgate, envolvendo a Volkswagen, pode ter influenciado o fim do uso de motores a diesel nos carros da Porsche
Apesar de ter modelos movidos a diesel, a Porsche não produzia os próprios motores desse tipo. Eles eram produzidos em fábricas da Audi ou da Volks.
Por isso, o escândalo Dieselgate – alterações de resultados dos testes de emissões de motores a diesel feitos pela Volkswagen e outras montadoras – pode ter influenciado diretamente na decisão da Porsche em dar fim aos motores a diesel.
Um dos modelos da Porsche, o Cayenne, teve suas vendas bloqueadas nos EUA, pois seu motor V6 a diesel estava dentro da lista de motores com testes de emissão de poluentes alterados. A montadora já vende uma versão híbrida do Cayenne, inclusive no Brasil.
Porém, os puristas podem ficar tranquilos. O fim dos motores a diesel não significa que a Porsche não produzirá mais carros a combustão. Modelos a gasolina continuarão a ser produzidos, aliados a versões elétricas.
Porsche anuncia que todos modelos de carro terão versão elétrica ou híbrida até 2025
Estima-se que em 2022, a Porsche terá investido mais de seis bilhões de Euros em carros elétricos, criando a base para um crescimento sustentável no futuro.
Além disso, a Porsche prevê que, até 2025, todos seus carros tenham pelo menos uma versão elétrica ou híbrida.
Nosso objetivo é ocupar a vanguarda tecnológica – estamos intensificando nosso foco no centro de nossa marca e alinhando nossa empresa de forma consistente com a mobilidade do futuro”
Primeiro carro 100% elétrico da Porsche será lançado em 2019
O Porsche Taycan EV está fazendo grande sucesso, não apenas na Alemanha, mas no mundo inteiro pelas notícias que estão saindo dessa máquina.
A montadora revelou em 2015 que o Porsche Taycan EV será a versão de produção do carro-conceito Mission E.
As baterias do veículos são de íons de lítio, dando uma enorme autonomia de 500 km. O tempo de carregamento do Taycan é de 15 minutos para 80% de carga.
O veículo ainda conta com dois motores síncronos que entregam 600 cavalos de potência. Além disso, pode alcançar 100 km/h em apenas 3,5 segundos!
Panamera híbrido surpreende por sucesso de vendas
A versão híbrida do Panamera, que chegará ao Brasil no segundo semestre de 2018, já mostra ser um dos carros mais populares da Porsche:
- O Panamera compreende 60% das vendas da marca em 2017;
- Porsche errou ao esperar que o carro fizesse apenas 12%-15%;
- Na Bélgica, a venda é de 90%, na França a venda é de 70% e na Alemanha 25%;
O sucesso do veículo se deve pela grande aceitação do mercado por modelos eletrificados, pelo o próprio design do carro, pela qualidade nos equipamentos, sua potência e ainda mais: econômico, podendo fazer até 40 km/l.
Vendido em duas versões, o veículo pode ir de 0 a 100 Km/h em apenas 4,6 segundos, atingindo 278 Km/h.
As versões a Diesel do Panamera serão descontinuadas, assim como todas as versões de outros modelos que são movidas pelo combustível.
Deixar de fabricar carros movidos a diesel não deve ser uma maiores preocupações da Porsche, afinal, além não serem muito representativos em vendas, a montadora continuará produzindo carros movidos a gasolina. Soma-se a isso a iniciativa da montadora de ingressar no mercado de carros elétricos e híbridos.