Ojo electric scooter elétrica prática

Conheça a OjO electric: Scooter elétrica para viajantes

OjO Commuter Scooter é um patinete elétrico produzido e comercializado pela startup californiana OjO Electric. De acordo com o CEO da empresa, Don Ratner, o veículo foi desenvolvido como uma forma alternativa de transporte quando o destino é distante demais para ir de bicicleta, mas próximo demais para ir de carro.

A empresa tornou-se mais conhecida após firmar parceria com a Ford, que encampou a scooter elétrica e passou a associá-la também à sua marca.

Embora o produto em si não seja propriamente uma novidade, o modelo apresenta alguns diferenciais que proporcionam ao condutor uma melhor experiência durante as viagens.

A scooter da OjO atinge uma velocidade máxima de 32 km/h, o que a torna apta para trafegar em ciclovias. Além disso, inclui alguns itens para deixar a viagem mais confortável e tranquila. Alguns deles são alto-falantes Bluetooth e um carregador integrado que pode ser conectado a qualquer tomada comum de 110 V.

Quer saber mais detalhes sobre a parceria com a Ford e as características da scooter elétrica? Continue lendo e descubra o que há de especial nesse veículo.

Ford cria parceria com startup para criação de Scooter elétrica para viajantes 

Ojo electric Ford

Imagem: Divulgação Ojo

Em setembro de 2017 foi anunciada uma parceria entre a Ford e a OjO Electric na venda de modelos customizados de um patinete elétrico batizado de “Ford OjO Commuter Scooter”. A oportunidade surgiu durante uma feira de negócios e o acordo tende a trazer benefícios mútuos para as duas empresas.

Com a parceria, a OjO Electric ganha projeção através da gigante do setor automobilístico. A Ford, por outro lado acrescenta mais um veículo inteligente ao seu portfólio de soluções de mobilidade que inclui compartilhamento de bicicletas e ônibus sob demanda.

O acordo, entretanto, restringe-se ao nome e à marca da scooter, não incluindo montagem ou assistência técnica aos consumidores. Mas afinal, o que chamou a atenção da Ford neste modelo?

Scooter Ojo electric chega com especificações técnicas surpreendentes 

O mercado de scooters elétricas vem crescendo cada vez mais. No Brasil, temos os modelos da Riba. Em outras partes do mundo, também observa-se essa crescente popularidade. Com a Ojo, a história não é diferente.  

A OjO Electric é uma startup californiana de veículos elétricos leves fundada em 2014. Ela se propõe a criar um ecossistema de mobilidade sustentável e cooperar com as cidades para reduzir a poluição e os congestionamentos.

O carro-chefe da empresa é a OjO Commuter Scooter, que conta com uma série de recursos tecnológicos desenvolvidos pela startup especialmente para o produto.

Apenas isso talvez não fosse suficiente para chamar a atenção da Ford ou dos consumidores em um mercado já saturado com outras opções. Veja a seguir o que torna a OjO Commuter Scooter tão especial.

Prática e leve, Scooter elétrica Ojo conta com itens tecnológicos

A OjO Commuter Scooter possui design ergonômico, estrutura de alumínio leve e carenagens plásticas ABS integradas. A scooter pesa 29,5 kg e pode carregar até 136 kg, possui um sistema de suspensão nas duas rodas e corpo com estrutura rígida de alumínio para manter a estabilidade.

Conta ainda com uma série de recursos adicionais. São eles dois alto-falantes com conexão Bluetooth, luzes de LED frontais e traseiras e porta USB para carregar celular.

O painel possui uma tela capacitiva antirreflexo que apresenta informações de viagem e serve para controlar velocidade, iluminação e som. Há também uma cesta opcional para armazenamento traseiro com capacidade para carregar cerca de 30 kg.

O piso é feito de material antiderrapante e o assento é removível. Isso permite ao usuário escolher entre permanecer sentado ou ficar em pé durante o passeio.

A scooter elétrica possui freios a disco frontais e traseiros e os pneus têm boa aderência. Há também abas para proteger da lama. Além disso, todos os componentes são à prova d’água, o que torna a scooter adequada para qualquer condição meteorológica.

A OjO Commuter Scooter possui uma chave sem fio inteligente para dar a partida, localizar a scooter e ligar ou desligar o sistema de segurança, que consiste em um alarme ativado por movimento. Além disso, o veículo também pode ser preso com um cadeado comum de bicicleta.

Ojo Electric pode chegar a 32 Km/h e tem até 40 Km de autonomia 

Ojo electric scooter

Imagem: Divulgação Ojo

A OjO Commuter Scooter possui um motor de alta performance com 500 W de potência projetado especialmente para ela. A velocidade máxima que alcança é de 32 km/h, o mesmo limite permitido em ciclovias, o que a torna um veículo adequado também para trafegar nessas faixas.

As scooters atuais não são dobráveis, mas já está sendo desenvolvido um modelo que incluirá essa funcionalidade para facilitar ainda mais os deslocamentos dos usuários.

A bateria de íon lítio é removível e portátil e garante autonomia de 40 km quando totalmente carregada. Este alcance pode ser duplicado com uma bateria extra, vendida separadamente.

São necessárias de cinco a oito horas para o carregamento completo, que graças ao carregador integrado, pode ser feito em qualquer tomada padrão de 110 V através de um cabo retrátil presente no modelo.

Scooter elétrica OjO está disponível em três versões: conheça cada uma

Há três modelos disponíveis da scooter: Classic OjO, Ford Ojo e Vintage Ojo. A versão clássica tem performance de inclinação entre 12% e 15% e vem com acelerador de polegar. Com oito cores sólidas disponíveis, o preço de venda é U$ 1999.

A Ford Ojo é o modelo oficialmente licenciado pela Ford. Vem com acelerador de torção e possui performance de inclinação de até 18%. A Ford OjO está disponível em seis cores sólidas e o preço de venda é U$ 2.200.

O modelo Vintage OjO tem basicamente as mesmas especificações do Ford OjO. A principal diferença é o visual inspirado no carro Ford Woody, antigo automóvel da montadora. São cinco combinações de cores disponíveis para os usuários mais estilosos e o preço de venda é U$ 2.400

Ojo electric Vintage

Imagem: Divulgação Ojo

Scooter elétrica Ojo é vendida a partir de R$ 7,4 mil 

O produto com a marca da Ford foi lançado na CES 2018 (Consumer Electronics Show), maior feira de tecnologia do mundo. O preço de venda da OjO Commuter Scooter varia entre U$ 1999 e U$ 2400 mais impostos, dependendo do modelo.

Em reais, o modelo mais barato sairia por pelo menos R$ 7,4 mil. Podem ser adquiridas no site da própria empresa e em outros revendedores como Best Buy, Amazon e Newegg. Por enquanto, as scooters da Ojo não estão sendo vendidas no Brasil. 

Há uma variedade de usos possíveis para a scooter além da utilização como veículo pessoal. A OjO Electric oferece soluções customizadas de frotas para diversas finalidades. Um exemplo é o deslocamento em campus universitários onde carros não são permitidos, mas há longas distâncias a serem percorridas entre as instalações.

Da mesma forma, funcionários de hotéis e resorts podem atender aos hóspedes com mais eficiência ou oferecer o veículo como um serviço extra, facilitando o acesso às atrações turísticas mais próximas.

Outra possibilidade é a utilização dos veículos em serviços locais de entrega, que podem se beneficiar da praticidade da scooter para driblar o trânsito e agilizar o atendimento.

Ojo estréia serviço de compartilhamento nos Estados Unidos

Além dos modelos à venda para o consumidor final, a Ojo está investindo em um serviço de compartilhamento de Scooters.

As scooters compartilhadas da empresa estão disponíveis em Austin, Texas (EUA).

Para usar uma scooter da Ojo, basta baixar o aplicativo da empresa, localizar uma scooter, escanear o código QR presente no veículo e pronto!

O modelo disponível para compartilhamento conta com um compartimento de carga atrás da scooter. Além disso, a Ojo compartilhada conta com 40 Km de autonomia e chega a 32 Km/h. 

 

A Ojo é uma grande e surpreendente opção de scooter elétrica entre tantos outros modelos de outras empresas. Para conhecer mais scooters, clique aqui.