Modelos de kart elétrico, apesar de semelhantes, têm muitas diferenças dos karts movido a combustão. As diferenças incluem redução de emissões de ruídos, a aceleração, a regulação de peso entre os competidores e etc.
A empresa Kart Fly está sendo a principal marca dessa modalidade. Com karts elétricos que chegam a até 65 Km/h, é possível correr com a mesma sensação de um kart movido a combustão. Saiba como funciona um kart elétrico e onde pilotar no Brasil!
O que você vai ver aqui:
Saiba como funciona um Kart elétrico
Diferente do Kart a combustão, o modelo elétrico – assim como todo veículo elétrico – conta com torque imediato. Isso significa que ele acelera muito mais rápido que os modelos a combustão. Em uma entrevista com a Youtuber Renata Correa, no Transamérica em São Paulo, Marcos Ferretti, sócio da Kart Fly, afirma:
O motor elétrico disponibiliza todo o torque mesmo a 0 RPM, então uma saída de curva com um Kart elétrico é muito mais legal do que com um Kart a combustão, você não tem que encher o motor para ele ficar potente. O Kart elétrico é forte desde o início.”
Outra diferença entre o Kart a combustão e o elétrico está no seu regulamento de peso. No kart movido a combustão é preciso utilizar lastros para recompensar a diferença de peso.
Mas no kart elétrico, isso não é necessário. Isso porque ele conta com a central eletrônica de controle de um lado do kart. Com a central, é possível ajustar remotamente a velocidade do veículo. Do outro lado fica o conjunto de baterias de lítio, dando uma distribuição de peso melhor.
Na mesma entrevista, Ferreti explica em detalhes sobre o novo modelo da marca Kart Fly Electric Racing:
Na verdade, a gente começou primeiro trabalhando com veículos elétricos, com eletrônica de potência e um dos trabalhos foi feito por outro Sócio, Filipe. A gente juntou o trabalho dele com o meu naquela época e iniciamos utilizando baterias de lítio, e desenvolvemos o primeiro Kart.”
Marcos Ferreti conta que a ideia da marca era fazer uma pista mais equivalente ao Kart indoor. Observe abaixo as especificações do Kart da marca.
Kart elétrico pode atingir 95 Km/h
O kart tem uma velocidade máxima de 95 km/h, mas é eletronicamente controlado pela empresa por Wi-fi. O modelo recebeu três modos de velocidade:
O primeiro modo se chama Bandeira amarela, que dá a opção de limitar o veículo a 18 km/h (mais utilizado para manobrar o kart antes de começar a competição). O segundo é o modo Kids que o permite andar num limite de 35 km/h (pensado nas crianças de 10-12 anos para poder pilotar o kart sem problemas).
O terceiro recebeu o nome de modo Standard ou modo padrão, que altera a velocidade máxima para 65 km/h (utilizado normalmente nas competições e equivale ao kart de 13 hps).
Abaixo do volante, o kart elétrico da Kart Fly conta com um painel de comando, que permite selecionar o modo neutro, ré, ou ir para frente.
Além de tudo isso, o kart elétrico da Kart Fly conta com um pedal de freio que, ao ser acionado, corta a eletricidade do veículo. Essa funcionalidade evita que o piloto acelere e freie ao mesmo tempo. O kart elétrico também conta com freio regenerativo, responsável por recuperar energia das frenagens.
Bateria de kart elétrico permite corrida completa sem precisar ser carregado
A bateria do modelo elétrico tem autonomia de cerca de 45 minutos. As competições das corridas de Kart, segundo Ferreti, duram em torno de 10 minutos, dando tempo suficiente para o kart carregar 100% da bateria. Além disso, as baterias duram por muito tempo:
Nós temos esses karts a quatro anos, mas só agora foi necessário trocar as baterias”
As baterias utilizadas pela marca são de lítio. Os karts elétricos da empresa trabalham com 80 V e foram utilizadas 24 células em cada veículo. O motor do kart elétrico pode variar entre 6 a 10 kW, entregando com facilidade 13 cavalos de potência. Segundo Ferreti, as baterias de lítio para alimentar esse motor são muito superiores às de chumbo ácido.
Kart elétrico quase não produz ruídos
O chassi do kart é nacional, mas foi adaptado para ser utilizado com o sistema elétrico da marca. O Kart Elétrico quase não produz ruídos, a quantidade de barulho é muito baixa se comparada a karts com motor a combustão.
O que o competidor normalmente vai ouvir pilotando é o barulho da transmissão e das correntes. Tudo isso para dar uma sensação da corrida para o piloto.
Kart Fly: primeira pista de kart elétrico da América Latina fica em Campinas
A Kart Fly foi fundada no ano de 2012. Os sócios da marca são ex-alunos de engenharia de faculdade. O local é o único no Brasil que oferece corrida com karts elétricos.
A inauguração do kartódromo ocorreu em 2014. A pista de corrida possui 600 metros de comprimento. A infraestrutura é composta por local de briefing com vídeo de instruções, placar eletrônico, torre de cronometragem e uma oficina. Além disso, possui uma lanchonete ao lado da pista para eventos empresariais ou festas.
A pista de corrida da Kart Fly fica localizada na Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas. Para saber mais, acesse o site da empresa.
Com motor elétrico, corrida de Kart pode virar modalidade Olímpica
Ainda não há data certa para a modalidade do kart elétrico entrar para Olimpíada. Isso porque a falta ruídos do veículo foi motivo de furdunço e era impedido de entrar nos jogos.
Mas, discussões entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deram argumentos que apoiam a entrada dos modelos elétricos nas pistas olímpicas. Um deles seria a padronização dos modelos de kart elétrico a serem usados, garantindo maior equidade na competição.
O veículo foi incluído como modalidade na Olimpíada da Juventude 2018, realizada na Argentina como um teste para a inclusão em outros campeonatos. Há uma estimativa que os karts elétricos estejam nos Jogos Olímpicos de 2024, com competidores de 50 competidores de diversos países.
Com a presença de carros, motos e agora scooters elétricas no Brasil, a popularidade das corridas com Kart Elétrico tende a crescer cada vez mais. Além de terem torque mais rápido e serem mais silenciosos, contribuem para a redução na emissão de poluentes.