Híbridos plug-in

Híbridos plug-in: o Brasil receberá modelos assim!

O Brasil receberá uma leva de carros híbridos plug-in a partir de setembro de 2022. Essa é uma iniciativa da BYD, uma das maiores montadoras de carros elétricos em atuação no mundo.

A proposta da empresa é utilizar o mercado brasileiro, em franco crescimento de consumo de modelos eletrificados, para testar a aceitação e a adesão à veículos que apresentam a característica híbrida.

Os carros híbridos estão se popularizando de maneira acelerada no Brasil, com a oferta de veículos zero quilômetros, saído diretamente das concessionárias, já com essa instalação pronta para uso.

A chegada dos modelos BYD pode acelerar ainda mais esse processo, tornando esses veículos bem mais acessíveis. Entenda o que isso significa e qual impacto terá no mercado de carros do Brasil.

O que são os híbridos plug-in?

Muita gente não consegue compreender com clareza o conceito dos híbridos plug-in. Em sua proposta principal, que diz respeito ao motor, ambos possuem as opções à combustão e à eletricidade.

No entanto, o carro com característica plug-in, diferente do que alguns consumidores confundem, é aquele que pode ser carregado externamente, acoplando uma tomada energizada à bateria do veículo.

Híbridos comuns apresentam a funcionalidade de carregamento a cada vez que o condutor pisa no freio ou tira o pé do acelerador. Sendo um plug-in, além dessas formas de carregamento, ele ainda recebe a alimentação externa, o que o torna mais viável para ser utilizado.

Quais as vantagens que esse tipo de elétrico oferece?

Os híbridos plug-in contam com uma vantagem extraordinária em relação aos híbridos comuns, que é a capacidade de carregamento.

Após uma carga completa, eles podem oferecer bem mais autonomia, chegando à até 50 km extras, antes que seja necessário migrar o funcionamento para o motor à combustão.

Dessa forma, esses carros conseguem ter mais eficiência na modalidade eletrificada, gerando maior economia de combustível, mais proteção ao meio ambiente e, também, menos desgaste do veículo. Afinal, os carros elétricos poupam muito mais a sua estrutura de utilização.

O fato de não ser carregado exclusivamente pela tração de pisadas no freio, faz com que os híbridos plug-in se tornem mais seguros em relação à capacidade condutiva.

Porque, esses modelos com dois motores costumeiramente apresentam uma baixa autonomia quando estão usando exclusivamente aquele eletrificado.

Qual a expectativa para o recebimento dos híbridos plug-in da BYD?

A BYD é uma das principais montadoras de modelos eletrificados do mundo e tem o Brasil como um mercado em constante análise.

E por compreender que ainda não estamos estruturalmente preparados para uma invasão de elétricos puros, a proposta de híbridos plug-in surge como uma alternativa de venda.

Esses veículos que ela trará para o Brasil a partir de setembro vêm com a tecnologia exclusiva da empresa, chamada de DM-i.

Esse é um sistema que apresenta diversas melhorias em relação à estrutura dos carros elétricos, de modo a torna-los ainda mais eficientes.

Os principais destaques que esse sistema proporciona são:

  • Melhor desempenho;
  • Baixíssima emissão de carbono;
  • Consumo de combustível significativamente menor.

Essa tecnologia chegará ao Brasil para otimizar a utilização e a popularização dos híbridos, oferecendo a alternativa do plug-in para torna-lo mais viável.

Os carros que contam com o DM-i são operados na imensa maioria do tempo apenas com o motor elétrico, usando o motor à combustão como uma espécie de gerador de carga.

O Brasil pode se adaptar aos modelos BYD híbridos plug-in. O teste de mercado que ofereceu o contato inicial dos consumidores brasileiros com o modelo apresentou uma boa aceitação.