Os especialistas da GM, uma das montadoras de maior renome nacional e internacional, estão investindo pesado na popularização de um conceito bastante inovador: a frota elétrica. Isso porque o seu time já conseguiu convencer em torno de 370 clientes empresariais a substituir a compra de veículos à combustão, por modelos totalmente eletrificados.
A GM conquistou uma marca bastante impressionante nessa empreitada. Ela vendeu cerca de 85.000 unidades de sua Silverado, uma das picapes mais robustas da linha e com grande aceitação, com motores alimentados exclusivamente pela eletricidade.
Frota elétrica é algo que vale a pena?
Considerando a proposta da GM, muitas empresas estão se perguntando se frota elétrica é viável. Afinal, ainda há muito mito rondando o uso de elétricos até mesmo para consumo pessoal. Quando se pensa em carros de frota, então, que necessitam de uma autonomia muito maior, essa questão se torna ainda mais pertinente.
Entretanto, a proposta da eletrificação dessas frotas é algo muito interessante. Isso porque, em termos de autonomia, os carros elétricos em nada perdem para os motores à combustão. A única diferenciação, e isso é algo que interfere na popularização de elétricos de modo geral, é a acessibilidade aos pontos de recarga.
Mesmo que as empresas possuam estações de recarga em seus pátios, ainda assim há uma certa deficiência em encontrar pontos em áreas externas. Principalmente, se essa frota tiver uso interestadual. Afinal, não são todos os estados que possuem autossuficiência em postos de eletrificação.
Se pensarmos em questão financeira, a frota elétrica, incialmente, é algo que pode assustar. Isso porque, os EVs, como são chamados os veículos elétricos, possuem um valor relativamente mais alto que os seus irmãos “quase” gêmeos, à combustão. A própria Silverado, tema desse nosso conteúdo, demonstra essa diferença. A sua versão à combustão estará custando algo em torno de R$179.900. Já a elétrica poderá chegar à R$600 mil.
É um pulo considerável em relação ao investimento. No entanto, já está mais do que comprovado porque vale a pena realiza-lo. O retorno de um carro elétrico faz com que a diferença de preços seja compensada.
O desgaste é menor, a manutenção se torna mais barata, a alimentação custa muito menos do que o abastecimento via combustível fóssil. Tudo isso faz com que a ideia de trocar uma frota à combustão por uma frota elétrica seja algo a se pensar com mais carinho.
E a GM está empolgada nesse processo!
Não apenas a Silverado EV será lançada para subsidiar uma necessidade de frota elétrica para as empresas. A montadora também está investindo em uma série de utilitários, como um Equinox e uma van de cargas. Eles serão liberados com o emblema e com a qualidade já reconhecida da GM.
Tudo isso vai servir para consolidar ainda mais a presença da BrightDrop no mercado. Ela é a linha de soluções eletrificadas da montadora, que já vem alcançando uma séria reputação. A BrightDrop figura entre as primeiras opções lembradas, quando se pensa em frota elétrica.
O único motivo que pode empatar a decolagem da GM e da BrightDrop nesse sentido, tem nome conhecido: Ford. Isso porque, ela também está na briga pelo mercado de picapes elétricas e tem um modelo mais acessível, cujo valor gira em torno de R$192 mil.
E isso já está em pauta no mercado brasileiro?
Por enquanto, a Silverado EV e a proposta de frota elétrica da GM se restringe ao mercado norte-americano. Porém, como especulam os próprios especialistas da marca, com a popularização desse tipo de serviço nas ruas dos Estados Unidos, a expectativa é que o mercado se expanda de forma exponencial, chegando rapidamente até outros países.
Por aqui, nossas frotas elétricas ainda estão mais voltadas para a criação de vans e utilitários. Mas, quem sabe as picapes de grande porte cheguem para encorpar esse cenário.