10 estados brasileiros ainda não possuem estações de recarga públicas

Estações de recarga: quais estados ainda não possuem?

Os carros elétricos estão cada vez mais procurados e já circulam pelas cidades, mas ainda tem estados que não possuem estações de recarga para subsidiar a necessidade de alimentação dos veículos, divulgadas em portais oficiais. São eles:

  • Roraima;
  • Rondônia;
  • Acre;
  • Tocantins;
  • Amapá;
  • Maranhão;
  • Pará;
  • Amazonas;
  • Sergipe;
  • Mato Grosso do Sul.

Essa informação se refere aos pontos públicos de reabastecimento e, portanto, não estamos considerando estrutura própria, como a dos kits de carregamento particular, ou de estações prediais também colocadas por iniciativa privada.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 1.250 estações de carregamento públicas. Destas, 47% estão concentradas no estado de São Paulo, o que demonstra a deficiência que os estados do Norte ainda possuem no sentido de eletrificar suas frotas.

A falta de estações de recarga atrasa a popularização dos elétricos

A questão da estrutura de subsídio de fornecimento de eletricidade está entre os principais motivos do atraso da popularização desse meio de locomoção. E, como fica claro nos dados trazidos pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), é mais provável que eles se tornem comuns primeiro na região centro-sul do Brasil.

A estimativa do órgão é que, até 2035, cerca de 3 milhões de carros elétricos estejam em circulação no país. Para esses, será necessário ter estações de recarga, públicas e/ou particulares. Afinal, a tendência é impossível de ser retida e, principalmente pelos eventos do aumento do preço do combustível, a proliferação dos elétricos é quase certa.

Como encontrar estações de recarga?

A tecnologia veio para ajudar para quem está em viagem pelo Brasil e se preocupa em não encontrar pontos de recarga para abastecer seus veículos elétricos. Já estão disponíveis aplicativos de celular que mapeiam estações de eletricidade próprias para alimentar os carros.

Esses apps vem sendo uma verdadeira solução para encontrar esses pontos de recarga. Isso porque, não há dados completos sobre onde estão alocadas essas estações. Inclusive, isso pode ter influenciado nos valores divulgados sobre a quantidade de locais que citamos logo acima, que é uma informação distribuída pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A própria agência deixa claro que é possível que essas informações estejam defasadas e que, certamente, há pontos de recarga nesses estados. No entanto, podem ser exclusivamente da iniciativa privada.

Para quem está viajando e precisa desse suporte, recorrer aos aplicativos é, em suma, uma “mão na roda”. Eles vêm sendo alimentados exclusivamente pelo uso dos próprios usuários, como funciona com o Waze, por exemplo. Por isso, sempre é válido divulgar lugares novos que encontrar. Certamente, isso vai ajudar algum companheiro que também usa o carro elétrico para se locomover.

A perspectiva é boa

A eletrificação está acontecendo e isso não é nenhuma tendência. É um movimento que veio para ficar. Tanto na expectativa de reduzir a carga de carbono eliminada na atmosfera, tanto pelo preço dos combustíveis, a verdade é que os carros elétricos estão chegando para fazer parte do cotidiano das cidades – grandes ou pequenas.

Nesse sentido, as empresas já veem esse mercado como uma oportunidade de ganhos. Por isso, podemos esperar que várias companhias privadas comecem a investir em estações de recarga particulares, para oferecer esse serviço de maneira mais dinâmica e produtiva.

Então, podemos ter boas esperanças para incentivar ainda mais a popularização dos veículos elétricos. Assim, espalhar os pontos de recarga por mais áreas do país.