O cuidado com o meio ambiente tem sido um tema muito discutido, e a energia limpa é fundamental neste cenário. Assim, veículos elétricos são recomendados para combater a poluição.
No entanto, não é apenas isso que eles podem fazer: conseguem, ainda, diminuir gastos. Dessa forma, implementar a tecnologia de energia limpa em ônibus e caminhões passou a ser muito interessante.
Ao que tudo indica, o Brasil é um bom mercado para essa tecnologia. A Volkswagen anunciou que irá produzir caminhões elétricos em sua fábrica localizada em Resende, no Rio de Janeiro.
Ela já havia anunciado um contrato com a Ambev relacionado à substituição de caminhões convencionais por elétricos.
Além disso, há interesse por parte da Scania no mercado brasileiro de energia limpa.
Dessa forma, seu objetivo é tornar o Brasil um fabricante de caminhões movidos a gás. O gás natural veicular, gás metano e eletricidade fazem parte do conjunto de energias limpas.
Uma primeira análise do mercado indicou ser uma boa proposta de investimento. Muitos segmentos da economia brasileira fazem uso de caminhões para transporte, o que inclui várias empresas.
Além disso, existe o programa Rota 2030, que pode vir a ajudar nesse processo de transformação.
Continue lendo e saiba mais sobre como a energia limpa está conquistando o setor brasileiro de transporte!
O uso de energia limpa nos próximos anos no Brasil
Muitos caminhões passarão do diesel à eletricidade nos próximos anos. Quem disse essa afirmação foi Iêda Oliveira, diretora executiva da Eletra.
Essa modernização irá ocorrer pela grande demanda por soluções em energia renovável.
Se pensarmos no transporte do próprio combustível fóssil, por exemplo, ele precisa viajar majoritariamente por caminhão.
Dessa forma, todo o processo tem alto impacto ambiental pela emissão de gases poluentes. No entanto, se os caminhões fossem movidos à eletricidade, o meio ambiente não sofreria dessa forma.
Pensando nessa solução inteligente contra a poluição, segundo Oliveira, cerca de 15.000 caminhões podem começar a utilizar energia limpa nos próximos 3 anos.
No ano passado, um acordo entre a Ambev e Volkswagen anunciou a substituição de 1.600 caminhões convencionais da frota da Ambev por elétricos.
Além disso, essa decisão tem como influência a greve dos caminhoneiros. Por causa da paralisação, várias partes do Brasil ficaram com escassez de produtos.
Por esse motivo, o tema também está relacionado com a segurança energética nacional.
No entanto, embora veículos elétricos sejam interessantes, devemos lembrar do uso de gás nos veículos.
Uma iniciativa por parte da Scania quer tornar o Brasil o único país da América Latina a produzir caminhões a gás natural veicular e metano, em 2020.
Veja os planos da WEG para converter carros comuns em elétricos!
O mercado brasileiro de energia limpa
De acordo com André Pompeo, gerente do BNDES, o mercado para o emprego de energia limpa é pulverizado.
Isso significa que existe interesse em diversas categorias diferentes de empresa. Isso inclui transportadoras, ônibus interurbanos, e demais empresas que fazem transporte de carga.
Ou seja, com a tecnologia de energia limpa, será possível diminuir drasticamente a poluição em diversos setores da economia brasileira.
Além disso, se ela entregar o que promete, o preço de frete ficará muito menor, diminuindo o preço de bens de consumo.
Para complementar, existe um programa do governo para apoiar a indústria local de veículos.
O chamado Rota 2030 pode se tornar um forte aliado na implementação de veículos elétricos e híbridos.
Sua verba está voltada para veículos menores, mas a indústria está tentando mudar esse foco, incluindo ônibus e caminhões.
E você? O que acha da chegada de carros elétricos, caminhões e ônibus movidos a eletricidade no Brasil ? É uma tendência promissora? Deixe seu comentário!