Compartilhamento de carros elétricos

Compartilhamento de carros elétricos na parceria Itaú e Enel X!

A Enel X, empresa do Grupo Enel, conhecida por sua grande experiência no mercado de mobilidade elétrica, fechou uma parceria com o Banco Itaú que pode modificar os rumos do compartilhamento de carros elétricos no Brasil.

A proposta das empresas é melhorar o consumo sustentável. Eles estão se apoiando nos pilares da eletricidade para a mobilidade e no compartilhamento de viagens. A expectativa é de reduzir ainda mais o impacto ambiental.

Os carros elétricos que já estão relacionados na lista de possíveis compartilhamentos são:

  • BMW i3
  • JAC iEV40
  • Jaguar I-Pace
  • Nissan Leaf

Esse projeto já está em circulação na cidade de São Paulo e é conhecido como Vec Itaú. A ideia da proposta veio do sucesso obtido pelo banco após o serviço de compartilhamento de bicicletas, muito utilizadas na capital paulista.

As propostas sustentáveis do grupo Itaú-Unibanco

A sustentabilidade faz parte dos valores do grupo Itaú-Unibanco e é um dos pilares da empresa. Como dito, já são conhecidas do público as suas ações no sentido de reduzir o impacto ambiental. É o caso das bicicletas compartilhadas. Agora, isso se estenderá para o uso dos carros.

A frota de carros elétricos já está à disposição do grupo e as estações de carregamento estarão posicionadas nas unidades administrativas do Itaú na cidade de São Paulo, em parceria com a Enel X. Mas, a expectativa da parceria é multiplicar essas estações ainda mais.

Estações mais rápidas e eficientes

Essa parceria define grandes chances de sucesso no futuro. Afinal, os valores sustentáveis do Itaú se encontram com o Grupo Enel. O grupo é um dos maiores representantes de soluções para a eletrificação de frotas de veículos em atuação no Brasil.

Além disso, uma das principais propostas da Enel, para essa inovação, está na disponibilização de carregadores compatíveis com diversos tipos de veículos. Esses carregadores poderão ser instalados até mesmo em residências.

Será uma estação robusta, mas compacta, de alta potência e com controles avançados, para oferecer recargas rápidas e inteligentes. Afinal, essa é uma das propostas do Grupo Enel para a democratização dos veículos elétricos.

Como será cobrada a utilização dos carros elétricos?

Ainda seguindo o mesmo padrão das bikes compartilhadas, os carros elétricos terão uma taxa de utilização para a contratação do serviço, associando um valor mínimo por minuto em uso. Entretanto, preços ainda não estão definidos. Porém, a ideia do Grupo Itaú é de favorecer o interesse pelo uso dos compartilhados, o que nos leva a crer que serão valores atraentes.

Além disso, os carros elétricos compartilhados da parceria Itaú – Enel X também contarão com acesso à internet, para proporcionar um uso ainda mais inteligente. Assim, favorecer as rotas e percursos.

A expectativa é que esse modelo de compartilhamento se torne uma referência, principalmente nos grandes centros urbanos. Dessa forma, reduzir o fluxo intenso de veículos em circulação diariamente.

E, por ser uma empresa cuja sustentabilidade é um dos principais valores, o Grupo Itaú-Unibanco sai na frente. Afinal, eles buscam aprimorar a proposta já válida e de muito sucesso das bicicletas compartilhadas. O compartilhamento de carros elétricos já é uma realidade!