O Governador de Brasília, Ibaneis Rocha, anunciou, nesta segunda (07), que carros elétricos poderão ter isenção do IPVA no DF.
A declaração do governador foi feita durante o lançamento do programa VEM DF, que prevê o compartilhamento de carros elétricos pela região.
O projeto de isenção do IPVA para carros elétricos será encaminhado à Câmara Legislativa (CLDF).
Caso seja aprovado, o projeto de lei da isenção garantirá aos compradores de carros elétricos no Distrito Federal a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores por um período de cinco anos.
Além dos elétricos, o governador do DF declarou que o governo também está estudando a inclusão de veículos híbridos no incentivo.
Caso o projeto seja aprovado pela Câmara Legislativa, Brasília se juntará a São Paulo, que conta com um incentivo de 50% de desconto no imposto para veículos “verdes”. Saiba como conseguir o desconto em São Paulo clicando aqui.
Além de São Paulo e Brasília, o Governo do Paraná está com um projeto em trâmite que isenta o imposto para elétricos até 2022.
A decisão de zerar o imposto em Brasília faz parte de um ambicioso projeto de transformar a região em uma cidade inteligente.
DF terá compartilhamento de carros elétricos
O anúncio da isenção do IPVA para carros elétricos foi feito durante o lançamento do projeto VEM DF.
O projeto é uma iniciativa do governo em incluir cada vez mais veículos elétricos na cidade.
No total, o projeto contará com 16 unidades do carro elétrico Twizy, da Renault. Os veículos serão oferecidos no sistema de compartilhamento e poderão ser usados por servidores.
O serviço de compartilhamento VEM DF será realizado através do Aplicativo Mobi-e, desenvolvido pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).
Através do app, será possível reservar uma unidade do Twizy, além de acompanhar sua localização, velocidade, rotas, nível de carga, etc.
O projeto é realizado em parceria entre o governo e a Renault, que disponibilizará os veículos elétricos em regime de comodato, uma modalidade de empréstimo de forma gratuita.
Além disso, o projeto conta com a parceria com PTI e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). No total, a agência irá investir R$ 2,1 milhões no projeto.
Os veículos usados no programa poderão realizar rotas na Esplanada dos Ministérios e sede dos órgãos de administração do Distrito Federal.
Compactos, os carros elétricos da Renault acomodam até duas pessoas, têm autonomia de 100 km e correm a até 80 kmh.
WEG irá instalar eletropostos por Brasília como parte do projeto VEM DF
Além do serviço de compartilhamento, o projeto também contará com a instalação da WEG de 35 eletropostos espalhados pela capital.
Os eletropostos não ficarão restritos aos carros do VEM DF. Qualquer veículo de qualquer montadora poderá usar o serviço, que será gratuito.
Com o lançamento do VEM DF e possível isenção do IPVA para carros elétricos, Brasília entra em um novo estágio de evolução, trazendo soluções mais sustentáveis.