Houve um significativo avanço dos elétricos nas ruas do Brasil no último ano. Chegamos à marca de 100 mil veículos eletrificados rodando pelo país, um número bem maior do que o registrado até então.
Desde o início dos registros, em 2012, essa é a meta mais otimista para o setor no Brasil. Afinal, demonstra que o interesse pelos veículos elétricos vem aumentando em todo o país.
Essa popularização, ainda que discreta, pode ser compreendida pela disparada do preço dos combustíveis, fator que fez com que a procura pelos elétricos aumentasse consideravelmente.
O avanço dos elétricos é otimista, mas ainda está longe de ter efeito
Apesar de ser uma marca recorde em território nacional, ter 100 mil veículos elétricos andando pelas ruas deixa o Brasil bem abaixo da média mundial.
Outros países já vêm investindo na eletrificação da frota há mais tempo. Além disso, a infraestrutura operacional desses lugares também está bem à frente das ações brasileiras.
Ao todo, são mais de 46 milhões de carros elétricos circulando pelo mundo. O Brasil representa apenas 2,4% desse mercado, número que vale a pena entendermos melhor.
O mercado automobilístico brasileiro é um dos mais expoentes. Tanto, que o país já foi considerado um dos melhores para a instalação de fábricas e montadoras.
No entanto, essa perfeição não se adequou à mudança de alimentação e o avanço dos elétricos, por aqui, caminha devagar.
Mas, acima de tudo, esse número representa um otimismo latente para a mudança do cenário.
O que essa marca traz de significado?
Ter mais de 100 mil carros elétricos emplacados no Brasil é algo que poderá trazer frutos bastante significativos.
Isso porque, como acontecido em muitos países pelo mundo, que também não apresentavam estrutura para subsidiar a alimentação de uma frota elétrica, o aumento de carros eletrificados nas ruas acaba por incentivar o desenvolvimento de bases estruturais.
Logo, a expectativa é que esse crescimento gere uma positiva reação em cadeia: mais carros elétricos nas ruas, significa mais pontos de abastecimento. Isso, por sua vez, pode favorecer para que ainda mais pessoas se interessem pelos elétricos.
Outro ponto a ser considerado pelo alcance dessa marca, é o interesse das montadoras de eletrificados pelo mercado brasileiro.
O nosso país, como dito, sempre foi expoente no mercado automobilístico e nada impede que essa qualificação se estenda aos elétricos.
Por isso, podemos ter mais interesse dessas empresas em trazer os seus projetos para cá, o que favoreceria ainda mais a compra dos elétricos. Em suma, resolveria outro problema que impede a sua popularização, que é o alto custo da importação desses itens.
Qual é a expectativa para essa marca?
Como dito, o número de 100 mil carros elétricos rodando pelo país é positivo e poderá favorecer muito o mercado de carros no Brasil.
Podemos aguardar algumas mudanças em relação a essa popularização, principalmente nas campanhas que se iniciam.
O foco na sustentabilidade e a possibilidade de melhorar os custos do combustível poderão acelerar ainda mais o crescimento das frotas e favorecer o avanço dos elétricos no país.