A 99 terá frota elétrica pelo menos na cidade de São Paulo até o final de 2022. A empresa de mobilidade, que possui um grande apelo de mercado e concorre diretamente com a Uber, fechou uma parceria com a montadora BYD, chinesa como ela, para iniciar testes ainda esse mês.
A BYD é a principal empresa do cenário de fabricação de elétricos no mundo, com modelos que já se popularizam, ocupando a primeira posição entre vendas unitárias. Agora, com essa parceria com a 99, a previsão é que se torne ainda mais comum ver veículos BYD transitando pelas ruas da capital paulistana.
Porém, os motoristas do aplicativo não poderão escolher entre os modelos disponíveis BYD. A 99 terá frota elétrica definida, com um modelo que foi especialmente desenvolvido pela montadora para atender ao pedido da empresa de mobilidade.
A 99 terá frota elétrica no Brasil, mas isso não é uma novidade para a empresa
Se por aqui a ideia de que a 99 terá frota elétrica parece algo pioneiro, essa não chega a ser uma inovação para a empresa.
Isso porque, na China, onde está sediada a matriz da 99, esse já é um projeto em execução há algum tempo.
O país já conta com mais de 1 milhão de carros elétricos cadastrados na 99, em corridas dia e noite pelas ruas chinesas.
Qual o impacto que isso oferecerá ao modelo de mobilidade urbana?
A implantação do projeto da 99, de oferecer uma frota exclusivamente elétrica, pode ser relativamente arriscada, considerando que o Brasil ainda não possui infraestrutura para subsidiar a alimentação desses veículos.
No entanto, a proposta da empresa, de replicar o modelo instalado na China, também tem um olhar voltado para essa necessidade.
Isso porque, no país de origem, que recebeu esse projeto em primeira mão, também não havia uma estrutura completamente montada para atender a demanda.
Afinal, o fato de ter mais carros elétricos no cotidiano das cidades, de certa forma “empurrou” o governo a promover a estrutura básica com mais rapidez.
Portanto, existe essa mesma expectativa para o Brasil, de que a adoção maciça dos elétricos faça com que os investimentos em estrutura sejam acelerados.
Logo, a reação em cadeira poderá acontecer. Se inicia com a ideia de que a 99 terá frota elétrica e termina com a popularização desse tipo de veículo no cotidiano brasileiro.
E os motoristas do app?
A proposta de eletrificar a frota pode ser, também, uma maneira de atrair mais afiliados para a 99.
Afinal, muitos abriram mão da ocupação com o aumento significativo do combustível, que passou a tornar pouco vantajoso o trabalho. Com a eletrificação, os custos tendem a cair exponencialmente.
E não só isso. Os testes da 99 serão iniciados com o uso do D1, um modelo da BYD que possui autonomia de 370 quilômetros e possui espaço ampliado, para atender a mais passageiros.
Esses diferenciais tornarão a prática dos motoristas mais vantajosa financeiramente. Em previsão, os especialistas da empresa preveem uma economia de até 80% dos custos operados hoje.
E pensando em um dos problemas principais dos carros elétricos, que é o seu alto custo, o que poderia desestimular a adesão dos motoristas, a 99 irá disponibilizar modelos para o aluguel.
Aos poucos, a proposta é favorecer esses associados, para que consigam adquirir os veículos.