Queridinhos por oferecer uma alternativa viável aos motoristas e o ao meio ambiente, os carros elétricos são uma aposta para um futuro com menos poluição e barulho no trânsito.
A princípio, o consumidor poderia pensar que os carros elétricos reduziriam a poluição gasosa e sonora, pois são muito silenciosos, passando até por despercebidos no meio do barulho comum nas ruas de cidades maiores, por exemplo.
Entretanto, especialistas já trabalham para introduzir um som artificial ao motor de todos os carros elétricos até 2021 por medidas de segurança.
Nesta matéria, vamos entender porque o barulho se tornou uma necessidade para os carros elétricos andarem pelas ruas.
Além disso, vamos explicar o funcionamento do sinal sonoro que passará a ser por lei, a partir de 2021, parte integrante dos automóveis elétricos nos territórios da União Europeia.
Será que há necessidade para toda essa preocupação? Descubra abaixo!
Carros elétricos fazem barulho?
Depende da velocidade em que estão. Carros elétricos não fazem barulho ao dar partida porque não há combustão (queima de combustível) no motor, que é responsável pelo ronco peculiar nos automóveis tradicionais.
Entretanto, os carros elétricos também apresentam seus sons peculiares depois de atingir velocidades superiores a 20 Km/h.
Mesmo assim, o barulho produzido por um carro elétrico é mínimo, chegando a ser inaudível na maior parte do tempo.
Algumas montadoras já anteciparam o problema dos carros muito silenciosos e já disponibilizam no mercado veículos com sinais sonoros artificiais que anunciam o funcionamento do motor.
Em breve, todas as marcas de carro precisarão se adaptar para respeitarem as novas normas de segurança do mercado.
Mas por que um carro que não faz barulho pode se tornar uma ameaça aos pedestres?
Segundo pesquisadores, as pessoas, a partir do barulho sonoro do carro, em conjunto com outros elementos de sentido, como a visão, por exemplo, se orientam nas ruas quando estão andando a pé.
Por conta disso, um carro silencioso pode causar muitos acidentes, pois ele fornece um aviso a menos do que os carros tradicionais sobre sua presença e funcionamento.
O ruído artificial é uma saída ecológica para manter os carros elétricos nas ruas.
Outro público que será bastante agraciado com o barulho artificial dos carros elétricos são os deficientes visuais, pois, ao contrário da maioria da população, eles contam com um recurso de sentido a menos.
Nessa situação, um dispositivo de sinal sonoro nos automóveis elétricos pode até salvar vidas, evitando acidentes gravíssimos ou até fatais.
União Européia obriga carros elétricos a fazer barulho até 2021
Preocupada com a segurança de seus cidadãos, a União Europeia decretou que até 2021 todos os carros elétricos que estiverem circulando pelas ruas devem emitir o sinal sonoro artificial.
O AVAS (Audible Vehicle Alert System), implementado por algumas montadoras, como a Nissan e a Jaguar, é responsável por emitir um som artificial quando o motorista liga o motor até o momento em que o carro atinge a marca de 20 km/h.
Você já deve estar se perguntando qual o motivo para o alerta sonoro não funcionar em velocidades maiores.
A razão para isso é que, quando o carro está mais rápido, ele mesmo emite sons próprios, fruto de atividades aerodinâmicas do motor do veículo. Com isso, não há a necessidade do sinal sonoro estar ligado o tempo todo.
Como a emissão sonora de um aspirador de pó doméstico, o carro apresenta um sinal de até 75 decibéis.
Segundo os especialistas, o som nessa altura será ideal para avisar os pedestres sobre a presença do veículo e também não irá poluir tanto o ambiente sonoro das ruas quanto os carros tradicionais fazem.
Vale lembrar que o ruído artificial não é resultado de nenhuma reação do motor, sendo apenas um sinal sonoro adicionado no automóvel, assim como acontece com o alerta de ré em alguns carros.
Toda essa preocupação faz sentido e é necessária, pois um carro silencioso pode causar acidentes graves envolvendo deficientes visuais, crianças, animais e até mesmo adultos distraídos.
Jaguar I-Pace já conta com ruído artificial
Um dos primeiros a disponibilizar o sinal sonoro artificial para seus consumidores, o Jaguar I-Pace foi muito bem falado pela iniciativa.
Contando com o sistema AVAS, o carro emite o barulho artificial de motor para o exterior do veículo, garantindo a segurança dos pedestres e, para a surpresa de todos, não perturba quem está no interior do veículo com o sinal sonoro.
É isso mesmo! Quem está dirigindo ou como passageiro no interior do carro não é incomodado com o sinal AVAS.
Além de mais econômico, o carro elétrico está se tornando cada vez mais ideal para todos os grupos, motoristas e pedestres.
A montadora já é conhecida por seus carros de luxo, pensando sempre no prazer de quem está pilotando.
E dessa vez não seria diferente. Para alegria de consumidores da marca, assim como dos pedestres, o Jaguar I-Pace não preocupará mais quanto à questão do sinal sonoro.
De bem com o meio ambiente e com a comunidade, o Jaguar I-Pace está se tornando um queridinho de quem quer experimentar as inovações de um carro elétrico sem abrir mão do conforto e sofisticação.
O primeiro carro elétrico da Jaguar arranca suspiros por sua beleza, potência e compromisso com o meio ambiente.
No Brasil, o SUV chegará a partir de R$ 437.000,00, um valor bem acima do que é vendido na Europa.