Carro elétrico vai aumentar em 2024? Entenda melhor!

Ouviu falar por aí que carro elétrico vai aumentar em 2024? Essa é uma daquelas notícias que vale a pena entender melhor do que apenas saber se vai ou não.

Rapidamente, podemos resumir dizendo que o preço dos EVs e híbridos poderá aumentar cerca de 20% em 2024, mas é importante você entender por que isso está acontecendo.

Confira mais sobre esse tema, que pode te fazer correr para a concessionária, considerando que o carro elétrico vai aumentar em 2024!

Afinal, carro elétrico vai aumentar em 2024?

A notícia de que o valor do carro elétrico vai aumentar em 2024 é verdadeira e nós vamos te explicar o porquê.

Existem vários fatores que contribuem para essa previsão, incluindo:

  • Aumento dos preços das commodities: Os preços das commodities, como o lítio e o cobalto, usados na fabricação de baterias de carros elétricos, estão subindo. Isso está pressionando os custos de produção dos carros elétricos;
  • Aumento dos custos de transporte: Os custos de transporte de mercadorias, incluindo carros elétricos, também estão subindo. Isso se deve à escassez de contêineres e ao aumento dos custos de combustível;
  • Aumento da demanda: A demanda por carros elétricos está crescendo em todo o mundo. Isso está levando a uma escassez de oferta, o que também está pressionando os preços.

Mas, o principal motivo que do porque o carro elétrico vai aumentar em 2024, é a volta do imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in, anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) em 10 de novembro de 2023, deve levar a um aumento nos preços desses veículos no Brasil.

O aumento do imposto de importação deve aumentar o preço dos carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in em cerca de 20%. Isso significa que um carro elétrico que custa R$ 200.000 em 2023 pode custar R$ 240.000 em 2024.

Entenda o imposto de importação sobre carro elétrico

O imposto de importação é um tributo cobrado sobre os bens importados para o Brasil. A alíquota desse imposto varia de acordo com o tipo de bem importado. No caso dos carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in, a alíquota é de 35%.

Esse imposto é cobrado sobre o valor aduaneiro dos bens importados, que é o valor do bem no país de origem, acrescido dos custos de transporte e seguro. O imposto de importação é cobrado pela Receita Federal do Brasil.

Atualmente, os carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in são isentos de imposto de importação. Essa isenção foi concedida em 2019, com o objetivo de incentivar a adoção de veículos elétricos no Brasil.

Com a volta do imposto de importação, os carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in terão uma alíquota de 35%. Essa alíquota é a mesma aplicada a todos os outros veículos importados.

Além dela, soma-se o valor dos investimentos e recursos, fazendo com que o preço final de um veículo elétrico seja 20% maior do que em 2023.

Por que o imposto vai voltar?

O governo brasileiro justifica a volta do imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in com os seguintes argumentos:

  • Proteger a indústria automotiva nacional: O governo afirma que a indústria automotiva brasileira precisa de um ambiente competitivo justo para se desenvolver. A volta do imposto de importação seria uma forma de proteger a indústria nacional da concorrência de veículos importados, que são geralmente mais baratos;
  • Gerar empregos: O governo afirma que a volta do imposto de importação geraria empregos na indústria automotiva nacional. Isso porque as montadoras brasileiras teriam que aumentar a produção para atender à demanda interna;
  • Reduzir a dependência de importações: O governo afirma que a volta do imposto de importação reduziria a dependência do Brasil de importações de veículos. Isso seria uma forma de fortalecer a economia nacional.

No entanto, o anúncio da volta do imposto foi recebido com críticas de associações do setor automotivo e de ambientalistas, que justificam ser um retrocesso no mercado de EVs no Brasil, além de estar em desacordo com as políticas de redução de emissão de carbono.

É importante ressaltar que o impacto da volta do imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in ainda é incerto e pode ter um resultado positivo.

O aumento do preço dos veículos pode reduzir a demanda por esses veículos, mas também pode estimular a produção local de veículos elétricos.

Carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2023

Se está de olho em um carro elétrico, veja só quais foram os modelos mais vendidos no Brasil em 2023:

BYD Dolphin

O BYD Dolphin é um hatch compacto de origem chinesa. Ele é equipado com um motor elétrico de 95 kW (129 cv) e 29,6 kgfm de torque, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A bateria de 49,9 kWh tem uma autonomia de até 400 km.

Volvo XC40

O Volvo XC40 é um SUV compacto de origem sueca. Ele é equipado com um motor elétrico de 228 cv e 33,7 kgfm de torque, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. A bateria de 78 kWh tem uma autonomia de até 450 km.

BYD Yuan Plus

O BYD Yuan Plus é um SUV compacto de origem chinesa. Ele é equipado com um motor elétrico de 150 kW (204 cv) e 310 Nm de torque, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. A bateria de 50,1 kWh tem uma autonomia de até 350 km.

Volvo C40

O Volvo C40 é um SUV compacto de origem sueca. Ele é equipado com um motor elétrico de 230 cv e 330 Nm de torque, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. A bateria de 78 kWh tem uma autonomia de até 400 km.

BYD D1

O BYD D1 é um sedã compacto de origem chinesa. Ele é equipado com um motor elétrico de 70 kW (95 cv) e 135 Nm de torque, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos. A bateria de 44,9 kWh tem uma autonomia de até 300 km.

JAC E-JS1

O JAC E-JS1 é um hatch compacto de origem chinesa. Ele é equipado com um motor elétrico de 62 kW (84 cv) e 155 Nm de torque, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos. A bateria de 30,2 kWh tem uma autonomia de até 260 km.

Chevrolet Bolt

O Chevrolet Bolt é um hatch compacto de origem americana. Ele é equipado com um motor elétrico de 200 cv e 360 Nm de torque, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. A bateria de 66,9 kWh tem uma autonomia de até 417 km.

Renault Zoe

O Renault Zoe é um hatch compacto de origem francesa. Ele é equipado com um motor elétrico de 136 cv e 245 Nm de torque, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. A bateria de 52 kWh tem uma autonomia de até 395 km.

Tesla Model 3

O Tesla Model 3 é um sedã médio de origem americana. Ele é equipado com um motor elétrico de 267 cv e 353 Nm de torque, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. A bateria de 75 kWh tem uma autonomia de até 567 km.

Carro elétrico vai aumentar em 2024: agora é a hora de comprar!

A volta do imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in, anunciada pelo governo brasileiro, é uma notícia negativa para quem está pensando em comprar um desses veículos no futuro. Com o aumento do imposto, os preços dos carros elétricos devem subir significativamente a partir de 2024.

Portanto, se você está pensando em comprar um carro elétrico, a hora é agora. Com a isenção do imposto, os carros elétricos ainda estão mais baratos do que os carros a combustão.