A General Motors já tem um carro elétrico conceito para chamar de seu: o En-v.
O carro, na verdade, já foi apresentado há um tempo. Ele conta com um visual inovador e extremamente compacto.
Podendo ser dirigido manualmente ou em modo autônomo, o En-v ainda tem a capacidade de comunicar-se com outros modelos.
A previsão de lançamento do veículo é para 2030. Em Shanghai, a GM já realizou testes com o En-v, criando um serviço de compartilhamento em uma universidade na cidade.
Saiba tudo sobre o carro elétrico conceito da GM, o En-v!
O que você vai ver aqui:
GM apresenta carro elétrico conceito, o En-v
O protótipo En-v (Electric Networked-Vehicle) foi apresentado na World Expo Shangai, em 2010. Esse local não foi escolhido à ermo.
Afinal, a maior parceira da GM nessa empreitada é a SAIC (Shangai Automotive Industry Corp Group), que está auxiliando no desenvolvimento dos drivers do “carro do amanhã”.
O que torna o elétrico da GM diferente dos outros, que surgiram no mercado, é seu conceito compacto e de conectividade.
Por isso, a ideia do marketing da empresa, juntamente com a idealização dos engenheiros, é que o carro elétrico apresente uma nova visão sobre mobilidade urbana, que se adaptaria às mudanças que o futuro promete.
A previsão da GM é que o En-v chegue às ruas em 2030. Para tanto, já está desenvolvendo as melhorias necessárias.
O En-v é um modelo de dois lugares, totalmente pensado para a sustentabilidade.
Dentro da linha, a GM irá disponibilizar três modelos: o Jiao (Orgulho), o Miao (Magia) e o Xiao (Rir).
Como dito, o En-v é um carro de conceito e os seus modelos, portanto, demonstram isso.
En-v surpreende por design incrivelmente compacto
Cada modelo teve o seu design desenvolvido em uma área de atuação da GM.
No entanto, todos eles possuem o conceito comum, que é de impulsionar a proposta por trás do nome do modelo.
Por exemplo, o Xiao possui um design mais divertido, o Miao é mais elegante. O Jiao, por sua vez, tem influência nos trens-bala chineses.
Porém, todos eles apresentam a mesma estrutura.
Haverá uma abertura única, com elegância nos interiores, bem como composição inovadora (como os assentos iluminados, por exemplo).
O En-v é todo em carbono, Lexan e acrílico. É um carro compacto, como dito anteriormente, principalmente se considerarmos que, no futuro, já não haverá tanto espaço para carros nas ruas.
Carro conceito da GM ganha no visual, mas não apresenta potência significante
Espera-se que o En-v alcance os 40 km/h, com um consumo de 70 Wh/km. Motores DC, com propulsão de 440 Nm e 18 kW.
O En-v poderá ser recarregado em tomadas comuns, instaladas em residências, alimentando suas baterias de íons de lítio.
A expectativa é que o carro consiga viajar por até 40 km com uma única recarga.
Por se tratar de um conceito, espera-se que a GM melhore as especificações de performance do En-v.
Isso porque atualmente temos carros elétricos muito, muito mais rápidos que o conceito da GM.
En-v pode se comunicar no trânsito
Uma das maiores sacadas do elétrico da GM é a capacidade de integração com o ambiente.
Isso porque, indo além dos outros elétricos apresentados, o En-v está sendo desenvolvido no intuito de se adaptar ao cenário.
Por exemplo, ele poderá informar qual o melhor momento para ser recarregado.
Além disso, ele também saberá definir quais as melhores rotas nas ruas, a fim de economizar energia.
Ainda, temos que chamar a atenção sobre a conexão com outros carros, o que pode reduzir – e muito – o número de acidentes no trânsito.
O En-v, inclusive poderá ser dirigido manualmente ou no modo autônomo.
Os carros autônomos são um novo degrau dentro do desenvolvimento dos carros inteligentes e no conceito de mobilidade urbana.
Serviço de compartilhamento com carro conceito da GM é testado em Shanghai
Shanghai foi a cidade escolhida para a realização de testes com o En-v.
Os resultados, é claro, se tornaram expressivos, o que aumenta a ansiedade para a implantação desse elétrico no mercado.
Durante um período de dois anos, 16 carros En-v foram disponibilizados para a utilização em um serviço de compartilhamento.
A ideia da GM, em parceria com a SAIC e com a Shanghai Jiao Tong University (SJTU), foi inserir o projeto de compartilhamento de veículos em Shangai.
Esse programa ganhou um prêmio de Melhor Prática Inovadora.
Os testes se referiam à utilização prática dos carros elétricos da GM, que, consequentemente, auxiliam na mobilidade urbana de Shanghai.
Alguns motoristas foram selecionados para os testes, mesclando professores e pós-graduandos da universidade. C
Os motoristas qualificados para o teste pagaram uma taxa de associação.
Desse modo, puderam utilizar o elétrico da GM durante um determinado período, de modo que os resultados do uso fossem compartilhados com a montadora.
Os resultados, é claro, se mostraram bastante promissores. A ansiedade já começa a tomar conta do mercado de elétricos, com o En-v, modelo da GM.
O preço do veículo ainda não foi divulgado. Atualmente, há um protótipo do En-v em exposição no Epcot Center, na Flórida.