Os carros elétricos estão cada vez em maior evidência. Junto com outras grandes montadoras, a Peugeot está entrando neste segmento. O Peugeot 208 elétrico é a uma das apostas da montadora para 2019.
Estamos vivendo um momento em que a busca por uma maior consciência ecológica se torna praticamente obrigatória.
Neste momento em que há uma consciência ecológica muito maior é que vem sendo implementados muitos esforços em redirecionar o rumo tomado em um momento histórico onde a qualidade do ar e qualidade de vida não eram muito valorizados.
A troca do combustível fóssil por outro que não seja limitado e principalmente não polua é um dos objetivos.
A indústria automobilística vem trabalhando no sentido de tornar isso viável do ponto de vista tecnológico e oferecendo cada vez mais (e melhores) alternativas com a finalidade de aprimorar o uso da eletricidade como forma de mover os veículos.
Um exemplo disso é o Peugeot 208 elétrico. Conheça tudo o que já se sabe sobre o elétrico da Peugeot.
O que você vai ver aqui:
Peugeot lançará versão elétrica do 208 em 2019
A novidade do momento fica por conta do Peugeot 208 que, embora deva ainda manter o motor a combustão, ganhará uma versão elétrica a partir do segundo semestre de 2019.
Ainda em 2019 deve ser apresentado o Peugeot 208 elétrico no Salão do Automóvel de Genebra, que acontece no mês de março.
A empresa PSA, responsável pela marca, não apresentou grandes novidades no setor elétrico ultimamente e pretende, com o Peugeot 208, marcar uma nova etapa e invadir agressivamente este mercado.
As informações transmitidas até o momento dão conta de que a empresa (que também é responsável pelas marcas Citroën, DS, Vauxhall e mais recentemente Opel) deverá lançar 15 modelos de veículos elétricos ou híbridos.
Isso inclui carros com propulsão híbrida, híbrida plug-in e elétrica em 2019 e 2020, com intenção de chegar a 2025 com toda a linha impulsionada por eletricidade.
O Peugeot 208 elétrico deve ser montado sobre uma variante da plataforma CMP – ECPM -, que a empresa já apresentou desde 2016.
Esta opção se dá por uma intenção clara de padronizar para economizar, vez que com isso torna compatível a linha com as demais linhas da empresa.
Com relação a especificações técnicas o que já se sabe é que o motor totalmente elétrico terá 115 Cv de potência.
O Peugeot 208 elétrico contará também com um carregador de 7 Kw e um cabo para carregamento rápido.
O modelo deve ser equipado com baterias de íons de lítio de 50 Kwh (podendo chegar a 60 kwh), o que poderá proporcionar uma autonomia de 350 quilômetros em utilização normal.
Peugeot 208 elétrico no Brasil: sem previsão
Ainda não há previsão de quando o Peugeot 208 elétrico será comercializado no Brasil.
Como não é novidade a ausência de regulamentação por parte do Governo, no qual seriam traçadas as estratégias para o setor, os investimentos nessa direção podem ficar estagnados.
Ainda que as empresas estejam se empenhando, em, dentro do possível, buscar alternativas para um melhor desempenho, as incertezas e falta de incentivos fiscais atravancam o andamento regular.
Com relação às importações, medidas já foram tomadas com a redução do imposto de importação, possibilitando que os veículos elétricos ou híbridos feitos lá fora possam vir para o Brasil.
No entanto é preciso um pouco mais de empenho, segundo os especialistas do setor, para que esse tipo de veículo caia de vez no gosto do consumidor brasileiro.
Já houve, no último ano um aumento significativo, embora em números pareça pequeno, de veículos elétricos (e híbridos) emplacados no Brasil.
Mas ainda estamos muito distantes de qualquer comparação com países, especialmente na Europa, onde o percentual é bem maior, embora, mesmo lá, ainda sejam poucos os que conseguem ultrapassar a barreira do 1% do total da frota.
Em 2019,o Brasil recebe novos modelos de carro elétrico, como o Renault Zoe e Chevrolet Bolt. Conheça todos os modelos disponíveis por aqui neste post.
Setor Energético
Vê-se também movimentação por parte de empresas do setor energético buscando alternativas para que a disponibilização de eletropostos ocorra, o que também seria um incentivo ao mercado nacional e por consequência à produção.
Recentemente foi entregue no Estado do Paraná a Eletrovia Paranaense, ligando Paranaguá a Foz do Iguaçu, cortando o estado de leste a oeste, equipando a BR 277 com 11 pontos de abastecimento de veículos elétricos e híbridos.
Por enquanto o abastecimento é gratuito vez que se trata de um projeto experimental e também pelo fato de ainda não contar com regulamentação específica para o fornecimento do serviço.
Os 11 pontos instados conseguem abastecer 80% do total da carga em 30 minutos, possibilitando, dependendo do modelo, uma autonomia de 150 a 300 quilômetros.
Outros movimentos neste sentido vêm sendo apresentados, como a Eletrovia SP-RJ que abasteceria de energia elétrica o percurso coberto pela Via Dutra.
Peugeot 208 elétrico: uma boa e nova opção
Ainda que não seja possível ter em vista quando vamos ter a produção do carro no Brasil, com a retirada do imposto de importação sobre os veículos eletrificados, o lançamento no exterior de um veículo como o Peugeot 208, traz um toque de empolgação.
Não se trata neste momento de uma ilusão quanto ao preço, vez que ainda não é possível apurá-lo corretamente.
Mas de uma possibilidade de que possamos ter em breve um contato mais fácil com este tipo de tecnologia.
Será preciso uma boa porção de empenho das autoridades para que haja empolgação do mercado (montadoras e consumidores) quanto ao carro elétrico.
O carro elétrico, na qualidade de antecessor do motor a combustão, pede passagem e sendo confirmadas as informações preliminares quanto ao Peugeot 208 elétrico, há um motivo concreto para entusiasmo.