A gigante Volvo, mundialmente reconhecida pela produção de carros seguros e de grande potência, vem investindo pesado em sua plataforma de eletrificados.
Mas, ela está em busca de expandir as suas fronteiras e já decidiu que deseja ser a líder em vendas de carros elétricos aqui no Brasil.
E a proposta é ousada: ela quer que toda a sua frota em nosso país seja 100% elétrica!
O que você vai ver aqui:
A Volvo ainda esbarra em situações complexas
Apesar de estar com uma ideia fixa de tornar o mercado brasileiro um de seus experimentos de sucesso com a inserção dos modelos elétricos no cotidiano das pessoas, a Volvo ainda esbarra em situações que afetam a transição dos veículos como um todo: a infraestrutura.
Sua proposta de eletrificar toda a frota até 2030 é ainda mais ousada se pensarmos que, até esse ano, é minúscula a possibilidade que o Brasil tenha capacidade de atender toda a demanda de carros elétricos.
O investimento em plataformas e carregadores é muito grande e isso, inclusive, já foi pauta por aqui.
Mas, apesar de toda essa dificuldade, a empresa sueca tem expectativas positivas para o cenário. Ela se prepara, justamente, para liderar o mercado quando tudo estiver pronto e em funcionamento.
É arriscado? Talvez. Mas a Volvo está investindo mesmo assim.
Apesar de, hoje, a situação ainda não ser totalmente favorável à venda de elétricos e eles ainda perderem em quantidade de compras quando comparados com os motores à combustão, os Volvos estão indo muito bem.
Todos os modelos da montadora disponíveis no Brasil apresentam a versão elétrica ou híbrida. E ambos possuem ótima aceitação no mercado.
Seu lançamento vem mostrando como essa é uma situação positiva para a empresa. O XC40 Recharge Pure Eletric, o novo SUV da Volvo, já está em terras brasileiras e 100% elétrico.
300 unidades foram disponibilizadas para a pré-venda. O valor gira em torno de R$ 389.950.
As características são interessantes e atraentes: mais de 400 quilômetros de autonomia, carregamento completo em cerca de 1 hora, 408 hp de potência, 0 a 100 em 4,9 segundos. É um verdadeiro carrão.
E adivinhe? Todas as 300 unidades já foram vendidas.
Isso demonstra que, apesar de o mercado brasileiro ainda estar caminhando a passos de tartaruga em direção à utilização total de uma frota elétrica, os Volvos podem, sim, ser os líderes de venda.
A sueca tem conquistado seguidores – ou concorrentes
outra gigante dos elétricos está se movimentando, de olho nesse tipo de comportamento da montadora sueca, que, literalmente, está tentando dominar um mercado antes que ele se torne real, efetivamente.
A BYD, que vem atuando de maneira discreta e objetiva no mercado, também apresentou um projeto ousado.
Ela pretende lançar dois novos modelos no mercado brasileiro, apostando no mercado de luxo. Aliás, mercado esse que tem a Volvo e a Audi como representantes diretos.
Serão SUVs e sedãs, os dois com o máximo em tecnologia e eficiência. Isso é é justamente para competir com os europeus e tentar impor uma participação chinesa nesse disputado mercado do Brasil.
E a Volvo nisso tudo?
A Volvo continua com o plano dela: criar cada vez mais modelos elétricos e inundar o Brasil com as suas opções.
O preço, apesar de não ser o mais barato, não foge tanto da realidade das pessoas que consomem produtos da marca europeia.
Então, quem estiver planejando comprar um novo carro ou trocar o seu Volvo, já começará a analisar a hipótese de adquirir um elétrico.
Conforme a infraestrutura for se tornando mais real e palpável, a expectativa da montadora é que os seus carros sejam os mais frequentes nas plataformas de carregamento.