Em uma análise realizada pela empresa BloombergNEF quanto a veículos elétricos, ficou claro que, no longo prazo, a adoção desse tipo de veículo irá crescer. Já a Agência Internacional de Energia alegou que os veículos elétricos representam 2% das vendas globais de carros.
Atualmente os carros elétricos representam 31% de todos os veículos circulando por aí. No entanto, há uma estimativa que, até 2040, os veículos elétricos serão 58% das vendas de carros em todo o globo.
Porém, no curto prazo, segundo a empresa de pesquisa Wood Mackenzie, teremos uma queda de 43% nas vendas nessa categoria, até o final de 2020. A Bloomberg também fez uma estimativa de queda, mas foi bem mais modesta, de apenas 18%. Podemos atribuir, inequivocamente, essa queda a pandemia que vivemos atualmente.
Veja também: Relatório mundial de venda de veículos elétricos
UC se desfaz do combustível fóssil
A Universidade da Califórnia, a maior instituição de ensino dos EUA, está se desfazendo do combustível fóssil. Essa medida foi anunciada na terça-feira, e tem como objetivo acompanhar as novas tecnologias de eletrificação. A UC conta com um portfólio de US$ 126 bilhões de investimentos e 285.000 estudantes.
“Como investidores de longo prazo, acreditamos que a universidade e suas partes interessadas estão muito melhor servidas investindo em oportunidades promissoras no campo de energia alternativa, em vez de apostar em petróleo e gás.”, disse Richard Sherman, presidente do comitê de investimentos do Conselho de Regentes da UC.
Essa decisão por parte da UC tem um grande impacto no mercado em decorrência de seu tamanho. De fato, a universidade vendeu mais de US$ 1 bilhão em ativos vinculados a combustíveis fósseis, além de alcançar o investimento em energia limpa de mesmo valor. Ademais, a UC segue a estrutura de investimentos consolidada em 2015, visando o benefício ambiental.
Mudanças no Senado e afrouxamento de leis
O chefe da Agência de Proteção Ambiental (EPA), Andrew Wheeler, foi questionado por reverter diversos regulamentos relacionados ao meio ambiente durante a pandemia global. Esse evento aconteceu em março, onde a EPA suspendeu o poder de regras ambientais.
Na época, Wheeler disse que “não irá procurar penalidades para aqueles que não seguirem os regulamentos” durante a pandemia. No entanto, os senadores democratas acusam Wheeler de permitir o abuso do meio ambiente, onde seria liberado para empresas aumentarem sua poluição.
Para se defender, Wheeler negou a acusação, onde disse: “Ninguém, em nenhum lugar deste país, pode aumentar suas emissões sob nosso critério de execução”.
O Bloomberg Law relatou que as medidas adotadas por ele aumentariam sim a poluição durante a pandemia. A proposta da EPA trata de oito regras e documentos de orientação importantes para o combate à poluição.
No dia 3 de abril, Ed Markey enviou uma carta em conjunto com Elizabeth Warren para Wheeler, onde exigia explicações sobre a ação adotada por ele. Além disso, Markey disse a Wheeler “Você deveria ter vergonha de si mesmo. Sua agência deve ter vergonha de si mesma. Seu trabalho é proteger a saúde pública e você está adotando ações que irão piorar a crise”.
As palavras de Markey fazem referência a uma relatório divulgado por Thomas R. Carper, que apresentava uma correlação entre a mortalidade pelo COVID-19 e a poluição no ar.
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