Uber Eats

Uber Eats autônomo e elétrico é testado nos EUA

Seguindo a proposta que outras empresas de mobilidade urbana já têm apostado, o Uber Eats também já tem as suas versões de carros elétricos rodando pelas ruas dos Estados Unidos.

O seguimento Eats da Uber se popularizou pelo mundo todo, sendo referência no serviço de delivery de alimentos e outros produtos.

Nos Estados Unidos, a utilização desse serviço está comparada ao do próprio Uber, considerando a quantidade de pedidos todos os dias.

Agora, seguindo a tendência de sustentabilidade e redução de emissão de carbono, em que os Estados Unidos possui um compromisso de diminuição considerável, a empresa desenvolveu a proposta de utilizar carros elétricos autônomos.

Para tanto, ela irá utilizar os carros da Nuro, com a característica de não possuir nenhum ocupante.

O Uber Eats autônomo e elétrico já está rodando?

A proposta inovadora e ultra tecnológica ainda está em fase de testes. Assim que for validada, o trabalho se iniciará pelos estados do Texas e da Califórnia.

Caso seja aprovada a ideia, é possível que ela se estenda por todo o país. E, se for realmente o sucesso que a Uber Eats espera, nada impede que o projeto se espalhe por todo o mundo, onde a empresa possui abrangência de trabalho.

Mas, é claro, por enquanto apenas nos Estados Unidos é possível realizar a inserção desse modelo.

Características do Nuro

O autônomo que será usado pela Uber Eats possui algumas características bastante interessantes.

A principal delas é a capacidade de aceleração, que não ultrapassa 72 km/h. Ele será programado para rodar de forma autônoma por bairros e condomínios, seguindo a rota previamente estabelecida.

O Uber Eats autônomo e elétrico não poderá transitar por rodovias, pelo menos em um primeiro momento.

Ao todo, ele terá capacidade de carga de até 24 entregas, todas com condicionamento térmico.

Em termos de segurança, os autônomos sempre despertam discussões acaloradas, considerando que podem ser um risco aos pedestres.

No entanto, o Nuro conta com uma série de mecanismos que visam, justamente, manter a segurança dos transeuntes. Esses mecanismos são:

  • Airbags que protegem os pedestres em caso de colisão;
  • Câmera com campo de visão que abrange todo o veículo;
  • Câmeras térmicas e sensores de movimento ao redor do carro.

As entregas feitas pelo Uber Eats autônomo e elétrico serão mais caras?

Uma preocupação que essa mudança de veículo de entrega causou nos usuários, é se toda a tecnologia e modernidade empregada no processo fará com que as entregas se tornem mais caras.

Sobre isso, a empresa se posicionou, dizendo que, em um primeiro momento, não haverá nenhum tipo de reajuste no valor das entregas.

Isso porque, apesar de ser um veículo autônomo e equipado com mecanismos de segurança mais modernos, o fato de ser um elétrico irá reduzir os custos operacionais.

Porém, indo além da própria questão econômica, a mudança da Uber foi gerada pensando, especificamente, em atender as propostas sustentáveis de mobilidade urbana.

Qual a expectativa para a chegada do Uber Eats autônomo e elétrico no Brasil?

Não há uma previsão concreta se o serviço de Uber Eats autônomo e elétrico sairá dos Estados Unidos, pelo menos em um primeiro momento.

Inicialmente, esse teste será realizado nos estados que citamos. Havendo uma aceitação do modelo, ele poderá se expandir para outras localidades no país e, até mesmo, ser expandido para outros locais.

No entanto, ele esbarra na própria questão que envolve o crescimento de elétricos nas ruas, que é a infraestrutura da localidade.

Por isso, por enquanto o Uber Eats autônomo e elétrico é apenas um sonho no Brasil.