Essa é mais uma fusão que vai mexer com o mercado: a criação de um SUV elétrico barato, a partir da união entre os carros C3, da Citroen, com o Fiat Panda.
As duas marcas já fazem parte do mesmo conglomerado e, agora, vão validar essa parceria com a criação de um SUV que tenha apelo mais popular.
Para tanto, a Stellantis, que é a detentora do grupo, pretende reforçar mais projetos com foco nos carros elétricos. É daí que surgirá o carro unificado.
Como será esse novo SUV elétrico barato?
O C3 totalmente elétrico acaba de ser lançado e vem com um design intrigante e irreverente. Com isso, a expectativa é que ele já chame a atenção para um novo conceito que a marca vem desenvolvendo, que pretende atrair mais público com essa “pegada” mais futurista.
Ao mesmo tempo, o Fiat Panda é uma novidade aguardada no mercado. No entanto, a sua versão sucessória deverá apresentar mais elementos relacionados ao C3. Ou seja, mais moderno e espaçoso.
Porém, a Stellantis já deixou claro que o seu SUV elétrico barato terá alta capacidade de personalização. Pintura, teto, rodas e pneus poderão ser adequados ao gosto do cliente e é justamente isso que irá favorecer para a redução de seu custo produtivo.
Como vem sendo amplamente utilizado no mercado de veículos, a personalização é um recurso para reduzir e atrair a clientela até as lojas. Os carros básicos sempre possuem um preço mais atrativo. A partir do que for escolhido para compô-lo, é que o preço vai aumentando.
Isso, por sua vez, dá ao consumidor a impressão de poder determinar até quanto pretende gastar. E, é claro, a marca vai apostar nessa proposta para o seu novo SUV elétrico barato.
A expectativa para o novo SUV Stellantis
Apesar de reunir características do Fiat Panda, o SUV elétrico barato será, efetivamente, um upgrade do C3.
Aliás, ele, por si só, já se apresenta como um SUV mais compacto, modelo que vem conquistando mercado e atendendo a uma parcela da população que deseja um intermediário entre os tradicionais hatchs e sedãs, sem o alto custo de manutenção de um SUV clássico.
Esse estilo misto, de hatchback e SUV os coloca como um modelo utilitário, com alto apelo de mercado. A Stellantis, é claro, não quer perder esse embalo.
Ainda não se tem detalhes totalmente voltados para o SUV elétrico e barato, mas podemos baseá-los nas características dos seus formadores.
Tanto o Fiat Panda, quanto o C3, terão duas versões lançadas no mercado. A primeira, mais discreta, apresenta motor de 82 cv e bateria de 40 kWh. Já a segunda é mais potente, com motor de 109 cv e bateria de 50 kWh. Nas duas versões serão usadas baterias LFP (lítio – ferro – fosfato), que são mais duráveis e promovem maior autonomia.
A expectativa é que ele comece a ser desenvolvido em 2024, considerando que o Panda e o C3 ainda são novidades a serem exploradas pelo mercado.
E o Brasil? Receberá o SUV elétrico barato?
Os brasileiros se adaptaram bastante a esse tipo de SUV mais compacto e nada impede que o modelo desenvolvido pela Stellantis seja bem recebido por aqui.
Porém, ele ainda pode demorar mais algum tempo. Considerando que a produção está prevista para se iniciar em 2024, podemos espera-lo para 2026, com bastante otimismo.