A Hyundai é uma das montadoras que mais investe na tecnologia para elétricos e inova, mais uma vez, com o lançamento da ACR, uma espécie de robô frentista.
Essa ferramenta promete revolucionar o método de carregamento dos carros elétricos, tornando o processo ainda mais dinâmico, o que se mostra um passo enorme no mercado de inovação e tecnologia desse segmento.
Nós pesquisamos tudo sobre o ACR e trouxemos para vocês. Confira todos os detalhes do robô frentista criado pela Hyundai e entenda como isso pode demonstrar um avanço para o mercado da eletrificação.
O que é o ACR?
O ACR, sigla que denomina Automatic Charging Robot, é uma ferramenta que a Hyundai desenvolveu e que, como o próprio nome diz, é um robô que atua como “frentista” para carros elétricos da marca.
Ele foi criado para tornar o processo de carregamento em eletropostos mais inteligente e dinâmico. Com base em desenvolvimento robótico, a empresa criou uma ferramenta que faz a conexão dos dispositivos de recarga nos EVs e inicia o processo de recarregamento, sem nenhuma interação humana envolvida.
Como o ACR funciona?
Entre as capacitações do robô frentista da Hyundai, podemos destacar:
Ele se conecta com o sistema elétrico do carro, “conversando” com o modelo e executando comandos, como o de abrir o compartimento de recarga;
O sensor de câmera 3D instalado no ACR escaneia o espaço do compartimento e isso faz com que ele entenda qual é a localização correta da entrada da tomada;
O braço do robô faz a conexão da tomada com o carro;
Assim que o processo de recarga atinge o 100%, o ACR despluga a tomada do carro, fecha o compartimento de carregamento e libera o motorista para avançar.
Pensando em seu uso cotidiano, a Hyundai criou o seu robô frentista super resistente para ser instalado em áreas abertas.
Ele é impermeável, resistente à poeira e, ainda, está sendo reforçado para operar até mesmo em locais considerados extremos.
Um robô frentista seria uma solução ideal para facilitar o processo de recarga?
O ACR aparece como uma solução inteligente e inovadora para o mercado. Porém, para que ele tenha esse funcionamento ideal, é necessário que uma série de variáveis sejam respeitadas.
Por exemplo, o carro deve estar estacionado de maneira exata dentro da vaga no eletroposto, para que o robô consiga fazer o escaneamento e iniciar o procedimento de forma segura e correta.
Por isso, antes de enxergarmos o robô frentista da Hyundai como a solução de todos os problemas de recarga nos eletropostos, é necessário considerarmos essas questões de implementação.
Pensando nisso, e também na oportunidade de abranger mais mercado, a Hyundai também está desenvolvendo estações de carregamento em que a ação do ACR seria realizada de maneira ideal.
O robô frentista da Hyundai pode ser uma inovação tentadora, mas para que se torne uma solução cotidiana, ainda falta muito.
Tanto que a Hyundai não determinou uma data para lançar o seu robô frentista para compra no mercado.