A Estônia, país europeu, está testando uma linha de ônibus elétrico autônomo!
O veículo será responsável por realizar a rota entre dois museus em Tallin, capital do país europeu. Além de elétrico, ele é autônomo e conta com diversos sensores que o permite rodar sem motorista.
Saiba tudo sobre o ônibus elétrico autônomo usado na Estônia.
Ônibus autônomo faz a rota entre dois museus na Estônia
O ônibus que dirige sozinho é parte do projeto Sohjoa Baltic, que pesquisa e promove micro ônibus elétricos e autônomos.
O projeto está sendo realizado pelo departamento de transporte de Tallin, capital da Estônia, em parceria com a Tallin University of Technology (Taltech).
Lançado em setembro de 2019, os ônibus elétricos autônomos farão parte da rede de transporte público do país.
Os veículos farão uma rota turística, que conecta a parada do Museu Kadriorg ao Museu de Arte de Kumu.
A rota do ônibus passa pelas seguintes ruas: Weizenbergi – Maekalda – Lydia Koidula – J. Poska – Parque Kadriorg. Sobre o projeto, o vice-prefeito de Tallin, Andrei Novikov, declarou:
“Isso é, sem dúvidas, uma solução nova e inovadora que pode tornar-se pioneira na atual era da tecnologia moderna e no sistema de transporte. No contexto de Tallin, consideramos usar um ônibus autônomo como uma oportunidade para soluções de transporte público em áreas com menos tráfego.”
O ônibus elétrico irá rodar nas ruas da Estônia por 6 meses. Eles irão funcionar de terça a sábado entre 10h – 12h e 14h – 16h.
Às quintas, quando o museu Kumu está aberto até às 20h, e aos finais de semana, haverá um turno da noite, que funcionará de acordo com a demanda.
Ônibus elétrico da Estônia tem até 9 horas de autonomia
O ônibus elétrico autônomo que já está rodando pelas ruas de Tallin é produzido pela Navya, empresa francesa especialista na criação de veículos elétricos e autônomos.
Além do ônibus, a empresa desenvolve táxis e tratores autônomos.
O ônibus elétrico autônomo usado na Estônia é capaz de transportar até 15 pessoas: 11 sentadas e 4 em pé. As dimensões do veículo são: 4,75 m de comprimento x 2,11 m de largura x 2,65 m de altura.
O veículo conta com um conjunto de baterias de íons de lítio de 33 kWh, alcançando uma autonomia de até 9 horas.
Em um carregador rápido (7,2 kW), o veículo tem 90% de carga completa em 4 horas. Em carga mais lenta (3,6 kW), o ônibus tem o mesmo nível de carga em 8 horas.
Equipado com motorização elétrica, o ônibus tem 15 kWh de potência e chega a 25 kmh. Além de tudo isso, o ônibus da Navya é autônomo, ou seja, não necessita de um motorista na direção.
Para isso, o veículo conta com sensores Lidar, câmeras, GPS RTK (Real Time Kinematic) e IMU (Unidade de Medição Inercial). Além disso, conta com tecnologia de odometria e software de aprendizagem profunda (deep learning).