A Copel inaugurou a Eletrovia Paranaense, com 11 eletropostos localizados entre Paranaguá e Foz do Iguaçu. A Eletrovia cobre 730 Km do estado.
Em se tratando de energia sustentável e diminuição na poluição do ar que respiramos, a intensificação da implementação de meios para facilitar a utilização de carros elétricos é uma notícia muito bem-vinda.
A eletrificação dos veículos é uma tendência mundial e que segue as diretrizes no Acordo de Paris para a melhora das condições atmosféricas.
Embora possa ainda parecer pouco o que está sendo feito, o Estado do Paraná deu um grande salto no sentido do futuro com a implantação da Eletrovia Paranaense.
A ligação entre Paranaguá e Foz do Iguaçu tem grande relevância em se tratando de transações comerciais do Mercosul e Porto de Paranaguá.
Serão instalados 11 eletropostos entre as duas cidades, cobrindo 730 Km de rodovia. Os postos poderão carregar carros elétricos em até uma hora.
Saiba a seguir mais sobre o grandioso projeto da Eletrovia Paranaense, criado pela Copel.
O que você vai ver aqui:
Copel inaugura maior eletrovia do mundo no Paraná ligando o Porto de Paranaguá à Foz do Iguaçu
No dia 10 de dezembro de 2018, a Copel inaugurou uma eletrovia que cobre 730 Km ao longo da Rodovia BR 277, que liga o porto de Paranaguá a Foz do Iguaçu, a Eletrovia Paranaense
Alguns eletropostos já haviam sido colocados em funcionamento neste trecho da rodovia, porém agora estão em funcionamento todos os previstos, ligando o leste ao oeste do estado.
Embora já haja pelo Brasil pontos para abastecimento com energia elétrica, a importância desta empreitada é justamente o fato de tratar-se de uma rede organizada e pensada em conjunto para possibilitar a utilização de energia elétrica em longos trechos de estrada.
Trata-se de 730 Km cobertos, a dimensão do que se trata é sentida quando se observa que liga um lado a outro de um grande estado como o Paraná.
Inicialmente, quando da inauguração dos primeiros pontos em março de 2018 em Paranaguá e Curitiba, havia a previsão de um total de oito cidades que, ao longo da rodovia, contariam com a possibilidade de abastecimento elétrico. Porém este número foi ampliado.
Ao todo são 11 postos, localizados em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.
Eletropostos da Eletrovia Paranaense carregam carros elétricos em uma hora
A Recarga, por enquanto é gratuita, tendo em vista que se trata de um projeto ainda de pesquisa e que se encontra em fase de desenvolvimento.
Os postos de abastecimento possuem formas de conexão com os três modelos de abastecimento utilizados pelos veículos em circulação no Brasil, sejam eles elétricos ou híbridos.
A potência disponibilizada nos eletropostos é de 50 kVA (kilovoltampere) de potência.
A recarga de 80% da capacidade total que dá aos veículos uma autonomia entre 150 e 300 quilômetros, dependendo do modelo que estiver sendo utilizado, é feita em meia hora.
Em uma interessante comparação, a carga especificada e disponibilizada pela empresa em seus pontos de abastecimento equivalem a 10 chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo.
O projeto, em seu início fez parte de uma colaboração entre a Copel e a Itaipu Binacional com um investimento da primeira da ordem de R$ 5,5 milhões.
BMW e EDPcriam eletrovia entre SP-RJ
Além, da Eletrovia Paranaense, outras iniciativas estão sendo tomadas no Brasil com o intuito de trazer maior infraestrutura para carros verdes.
Em uma parceria, a montadora de automóveis BMW e a EDP (controladora da sistema energético no Vale do Paraíba) implantaram uma “ponte elétrica”.
A Eletrovia ao longo dos 430 Km da Rodovia Presidente Dutra liga a cidade de São Paulo ao Rio de Janeiro.
Com isso é possível percorrer todo o percurso citado somente com a propulsão elétrica, tendo em vista que a distância máxima entre os 6 eletropostos disponíveis neste implemento é de 122 km, e a autonomia mínima dos modelos que rodam por aqui é de 150 km.
Cada um pontos de abastecimento podem abastecer até dois carros por vez. Eles disponibilizam não só plugs compatíveis com os modelos da BMW mas também com os demais que já se encontram no Brasil.
É inegável a importância das duas eletrovias citadas percorrendo dois dos mais importantes corredores rodoviários brasileiros.
Enquanto a Eletrovia Paranaense corta o estado de leste a oeste, em um trecho de 730 Km, a eletrovia da BMW e EDP liga os dois maiores centros urbanos do país, em seus 430 Km.
Outros investimentos estão sendo programados neste ramo.
Espírito Santo ganha eletrovia da EDP e Findes
Um exemplo disso é a eletrovia do Espírito Santo, onde a EDP e a Findes fecharam parceria para 7 eletropostos para abastecimento de carros elétricos ou híbridos.
A importância de ambas é inegável e são bandeiras de um futuro lógico e necessário em que, sendo superados primeiros obstáculos, tanto no campo prático como burocrático, trarão enorme quantidade de frutos.
Além da eletrovia no Paraná, a Copel tem outros planos. A empresa pretende construir uma eletrovia maior ainda, passando pela BR-101 e ligando o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte.
Mas por enquanto, a eletrovia Paranaense é um grande passo para o futuro da eletrificação no Brasil. Isso porque abre possibilidades para a popularização de carros elétricos e híbridos no estado.