Uma boa notícia para quem está pensando em se tornar adepto dos elétricos, mas ainda se preocupa com a infraestrutura de carregamento, é que, agora, houve uma expansão dos eletropostos Volvo.
O que você vai ver aqui:
Por que a Volvo se preocupou com isso?
O Brasil é um mercado em potencial para a comercialização de carros elétricos e, é claro, a Volvo quer dominá-lo.
A população está se tornando mais afeita aos modelos eletrificados, já há algum interesse e, inclusive, os investimentos no setor estão aumentando.
Porém, a expectativa da “naturalização” dos motores eletrificados ainda está um pouco longe.
Isso significa que, ainda demora para que os modelos elétricos ultrapassem os que funcionam, exclusivamente, por motores à combustão.
E o principal motivo para isso, é a falta de infraestrutura de carregamento.
Atualmente, é possível contar com pontos em alguns condomínios e prédios. Porém, ainda é mais voltado para uma população de alta renda, o que perpetua a ideia de que o carro elétrico é caro e pouco acessível.
Então, a necessidade urgente é a de facilitar o acesso aos pontos de carregamento e, por isso, os eletropostos Volvo se espalham cada vez mais pelo país.
Onde estão os eletropostos Volvo?
Por enquanto, os eletropostos Volvo seguem a lógica básica de estarem mais concentrados nos locais onde há mais incidência de veículos com esse tipo de alimentação.
Basicamente, regiões sul e sudeste. Mas, é possível encontrar alguns desses pontos em capitais nordestinas e do centro-oeste.
No entanto, a discrepância de postos à disposição demonstra como as regiões ainda são defasadas na utilização dos veículos eletrificados.
Esse é outro ponto que sustenta a falta de popularização do uso dos elétricos. Afinal, como fazer, caso queira viajar para Manaus, por exemplo?
É claro que há pontos de carregamento em todos os estados. Esse cenário mais concentrado é uma demonstração dos eletropostos Volvo.
Porém, isso abre uma discussão sobre como o futuro mercado de carros elétricos está voltado para a região sudeste, principalmente, e também para a sul.
De alguma maneira, isso poderá atrasar ainda mais a criação de uma infraestrutura de carregamento que abranja toda a área do território brasileiro.
Consequentemente, poderá adiar os planos de uma popularização.
Não é só Volvo que pode abastecer em seus eletropostos
É claro que essa seria uma questão que a montadora deveria considerar, ao expandir a sua rede de eletropostos pelo país.
Afinal, é um ponto de apoio que não, dificilmente, se manteria exclusivo.
E a Volvo, esperta como nunca e com um ótimo tino para o marketing, fez questão de fazer propaganda com elétricos de outras marcas recarregando em seus eletropostos.
Isso, em suma, serve para destacar como há uma falta de estrutura decente para o recarregamento.
Inclusive, pode se tornar uma provocação para que outras empresas do ramo também disponibilizem postos de eletricidade.
Quem sabe, abrangendo mais áreas do que as já compreendidas pela Volvo.
Também, abre espaço para pensarmos em um novo segmento de mercado: o dos postos de abastecimento de energia elétrica.
Os eletropostos Volvo estão com tudo!
Atualmente, são cerca de 700 eletropostos Volvo no Brasil e a expectativa da montadora é aumentar esse número em 2022.
Claro, isso também reflete um interesse em vender mais carros elétricos, agregando o serviço como um diferencial competitivo e que pode se tornar um ponto de argumentação.
E, na onda da tecnologia que o segmento propõe, é muito fácil encontrar um ponto de apoio. Basta abrir o app da marca e digitar “Eletroposto Volvo”, configurar a distância que deseja buscar e logo você terá todas as opções de estações de carregamento próximas de você!