A Polícia Militar do estado de São Paulo aderiu à tecnologia e pretende usar veículos elétricos na ronda e nas ruas da capital paulista.
Dia 01 de setembro começam os testes para analisar se essa é uma possibilidade que pode se tornar real.
Entretanto, a expectativa é que, tendo uma resposta positiva, cada vez mais carros elétricos sejam usados nas frotas da Polícia Militar paulista.
O que você vai ver aqui:
Os elétricos na ronda já começam a funcionar na quarta-feira
Foram adquiridos dois modelos do Nissan Leaf e uma unidade do BYD I5. Inicialmente, esses elétricos serão utilizados nas rondas escolares e em chamados via 190.
Mas, os eletrificados estarão disponíveis para o uso do 23º BPM/M (Batalhão da Polícia Militar Metropolitana) e serão utilizados na Zona Oeste da capital.
Essa não é uma escolha impensada. Afinal, a região é a que mais apresenta pontos de carregamento para os elétricos na ronda, o que poderá otimizar a ação dos policiais em uso destes veículos.
O que será avaliado na viabilidade dos elétricos na ronda?
Os testes servirão, inicialmente, para perceber qual a real viabilidade da utilização de carros elétricos na ronda municipal metropolitana.
Além disso, de acordo com a própria corporação, serão analisadas respostas sobre a operacionalidade dos mesmos. Serão considerados o tempo de recarga dos veículos, como eles respondem à aceleração e como funciona o sistema de freios em necessidade de perseguição.
No entanto, a expectativa vai além dessas características comuns à utilização de carros para a polícia.
Também, serão avaliadas peculiaridades que são específicas dos elétricos, como o baixo nível de ruído no motor e a manutenção, normalmente mais barata em comparação aos veículos à combustão.
Vale acrescentar que o teste será feito com os veículos citados, que foram cedidos gratuitamente à Polícia Militar de São Paulo, justamente como uma possibilidade para, posteriormente, prover a frota de elétricos na ronda.
Eles estarão identificados como os outros carros policiais. Inclusive, contarão com componentes como GPS, sinais luminosos, sirenes e radiocomunicação.
Treinamento para os policiais
Os policiais que terão contato com os elétricos na ronda passaram por treinamento dado pelos fabricantes dos veículos. No total, foram 90 indivíduos, que utilizarão as viaturas eletrificadas.
Esse treinamento englobou técnicas e informações detalhadas sobre a tecnologia dos carros, normas de segurança para utilização e, também, meios de operação dos sistemas internos.
Além disso, também foram transmitidos detalhes das características dos três veículos e algumas dicas sobre a dirigibilidade dos mesmos.
Os 90 policiais que passaram pelo treinamento já puderam experimentar as novas viaturas e estão aptos para utilizá-las no período de testes.
O período de testes dos elétricos na ronda e a expectativa dos oficiais
Os veículos elétricos são reconhecidamente mais econômicos, geram menos manutenção e, na grande maioria dos casos, são muito mais ágeis que os veículos à combustão.
Foi pensando justamente nisso, que surgiu a ideia para realizar o teste com os elétricos e inseri-los no cotidiano policial paulista.
Por isso, durante 90 dias, as três viaturas estão à disposição para uso, onde serão analisadas as vantagens e desvantagens de sua escolha para a utilização em nível de frota.
Caso a experiência seja positiva e o retorno for benéfico à população e à corporação policial, a expectativa é de substituir uma parte considerável da frota de 20 mil veículos à combustão por modelos totalmente eletrificados.
Além disso, a agilidade e a autonomia estão sendo consideradas como os principais diferenciais para determinar a escolha definitiva.
Entretanto, espera-se que os policiais militares da cidade de São Paulo obtenham benefícios ao utilizar os elétricos na ronda.