O novo modelo elétrico da joint-venture da GM garantiu que alcança uma marca chamativa: 305 km a cada carga completa.
Algumas características permitem que isso seja possível. O carrinho em questão, do qual estamos falando, é o simpático Wuling Nano EV.
O que você vai ver aqui:
Wuling já é um nome conhecido no mercado de elétricos chinês
Realmente, a Wuling já fez alguma desordem no mercado de elétricos chinês, com o antecessor do pequenino em questão.
Na época do lançamento do Wuling Mini EV, houve uma verdadeira corrida dos chineses para garantir o seu. Logo no primeiro ano, o número de modelos vendido chegou a 329.000 unidades.
Isso deu as bases para a montadora chinesa ter ainda mais empenho. O novíssimo Wuling Nano EV promete ser ainda melhor em questão de desempenho, com uma característica que tende a torna-lo mais atraente que o antecessor: o seu preço.
Entendendo esse elétrico da joint-venture da GM que é uma remodelação de um fracasso
Para começarmos a entender qual a importância desse elétrico da GM no mercado, vale dar uma atenção a como tudo isso surgiu.
A Wuling, montadora do Nano EV, faz parte da joint-venture Saic-GM. À mérito de explicação, uma joint-venture é uma associação entre empresas, que trabalhar em união durante um determinado período ou projeto, buscando realizar um objetivo comum.
Nesse caso, a intenção da joint-venture Saic-GM é produzir modelos elétricos com um ótimo apelo de mercado.
Então, é aí que entra a Wuling, a marca chinesa com maior representatividade no mercado local e que pertence à joint-venture.
Ela é a responsável por colocar os modelos eletrificados no mercado, sempre buscando alcançar o público-alvo estimado.
Deu muito certo com o Wuling Mini EV, mas seu histórico não contém apenas sucessos.
O Wuling Nano EV é uma remodelação de um outro projeto da montadora, que não emplacou no mercado chinês. O Baojun E200 foi lançado em 2019, mas não conquistou muitos interessados, principalmente devido ao seu preço, que girava em torno de R$ 46 mil.
Por isso e para não perder o projeto e o modelo, a montadora investiu na simplificação do carro. Agora, está lançando o Nano EV por um valor tão impressionante quanto sua autonomia: US$ 3.100 dólares. No caso, R$ 17 mil.
Wuling Nano EV: o elétrico da GM é todo engraçadinho
A expectativa da Wuling, com o lançamento do elétrico da GM e da Saic, é alcançar pessoas mais jovens.
Afinal, há uma tendência no sentido de se diminuir os jovens habilitados pelo mundo, sendo que o custo de manutenção de veículos surge como um dos principais motivos para justificar o desinteresse.
Dessa forma, a empresa apostou em um design irreverente, que vai de encontro com a juventude chinesa atual. Elementos da cultura pop fazem parte da decoração do Nano EV e não será estranho ver modelos com desenhos animados pelas ruas das cidades.
O exterior é exótico e o interior mais modesto, justamente para poder reduzir os custos da operação.
Mas, isso não significa perda em tecnologia. Todo Wuling Nano EV sai de fábrica com:
- Ar condicionado;
- Quadro de instrumentos digital;
- Vidros elétricos;
- Sistema de áudio com botões no volante;
- Controle de estabilidade;
- Airbag para o motorista;
- Assistente de partida em rampa;
- Isofix no banco do carona;
- Sensor de estacionamento traseiro.
Pequenininho e potente: o que esperar do elétrico da joint-venture da GM?
O Wuling Nano EV vem com promessas surpreendentes. A primeira, é de uma autonomia de 305 km na carga completa da bateria de 28 kWh.
Além disso, é possível alcançar até 100 km/h com o pequenino, algo possível devido à sua leveza: apenas 806 kg, em um carrinho de 2,5 m de comprimento.