O consórcio de elétricos é uma oportunidade de tornar esse tipo de veículo mais acessível.
Afinal, a modalidade, que já é conhecida e apreciada pelos brasileiros, favorece o pagamento dos carros eletrificados, que costumam ter um valor mais alto que os modelos tradicionais.
Além disso, as parcelas são menores, mais em conta, o que também pode ser visto como um ponto positivo do programa.
A principal proposta desse serviço é tornar a aquisição de carros elétricos mais acessível, com parcelas menores e menos juros embutidos.
O que você vai ver aqui:
Como funciona o consórcio de elétricos?
O consórcio de elétricos funciona da maneira tradicional, já comum em outros tipos de consórcio.
O interessado adquire uma cota e vai realizando pagamentos mensais, em formato de parcelas.
Quando é contemplado, ele pode usar o valor recolhido para adquirir um carro elétrico de forma mais acessível.
Essa é uma alternativa muito viável para quem tem interesse em ter um veículo eletrificado, mas não está, efetivamente, com pressa de tê-lo em mãos agora.
Qual a vantagem de optar pelo consórcio de elétricos?
A modalidade de consórcio, por si só, já oferece uma grande vantagem, que é a de não precisar recorrer ao financiamento.
Afinal, os juros cobrados pelos empréstimos e financiamentos são bem altos. Em alguns casos, podem se tornar tão onerosos, que superam o valor do bem adquirido.
Além disso, a cobrança dos juros está diretamente ligada ao custo do produto a ser comprado. Carros elétricos, de modo geral, possuem um valor de mercado bem significativo. Isso significa que a taxa de juros sobre eles pode seguir essa premissa.
Consórcio é ideal para quem faz planejamento financeiro
Apesar de ser bastante comum, a modalidade do consórcio ainda não caiu no gosto de toda a população.
Isso porque, ela é especialmente interessante para aqueles brasileiros que optam por ter um planejamento financeiro mais efetivo.
Afinal, pagar por um item antes de tê-lo em mãos pode não ser tão interessante para todos, o que faz com que o método gere ressalvas em clientes.
No entanto, é uma alternativa viável para quem não quer fazer dívidas. As cotas são pagas previamente, de modo que o cliente tem a oportunidade de se planejar para a conquista do bem.
Uma última vantagem que podemos associar ao consórcio de elétricos, é que até a contemplação acontecer, é possível que a infraestrutura de utilização desses carros já esteja mais avançada.
A própria disponibilização desse serviço pode servir para incentivar a criação de mais postos de recarga.
Como estão sendo disponibilizados os consórcios de carros elétricos?
Os consórcios de elétricos têm sido disponibilizados no mesmo formato de outros tipos de veículos, como os carros e motos tradicionais.
Afinal, o cliente não precisa se preocupar com taxas de juros, apenas de administração. Além disso, é ele quem escolhe a quantidade de parcelas que deseja dividir o bem e o valor total de cada uma delas.
Os consórcios são divididos em 72 pagamentos, em média. São seis anos para poder ter acesso a um carro elétrico novo.
Vale a pena recorrer ao consórcio de elétricos?
Como dito, o consórcio de elétricos é uma boa alternativa para quem se planeja financeiramente para obter um bem sem precisar se endividar.
Porém, ainda não há tantas opções de empresas que oferecem esse serviço no mercado. Logo, é necessário encontrar uma instituição idônea antes de realizar a contratação.