Chegou ao Brasil o carro 100% elétrico Nissan Leaf, aposta da montadora na área dos veículos mais sustentáveis. Mas como carregar Nissan Leaf?
Além de não emitir nenhum poluente na atmosfera, o veículo conta com design moderno e ótima performance. A autonomia do Leaf também chama atenção, chegando a 270 km.
Mas então, é possível recarregar o Nissan Leaf em casa ou só na rua? Quanto tempo demora? Confira a seguir todas as respostas!
O que você vai ver aqui:
Nissan Leaf chega ao Brasil R$ 178 mil
A Nissan trouxe ao Brasil seu representante elétrico, o Leaf. O carro já chegou se tornando um dos mais populares no segmento.
Com 149 cavalos de potência, o Nissan Leaf e chega à máxima de 144 km/h. Além disso, com sua aceleração instantânea, o veículo vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.
Outra grande novidade do carro é o e-Pedal, tecnologia na qual é possível controlar aceleração e frenagem com um único pedal.
Mas uma das maiores preocupações de quem quer comprar um carro elétrico é a autonomia do veículo e como e onde carregar.
O Leaf conta com um conjunto de baterias de 40 kWh – um aumento de quase o dobro em relação à sua versão anterior.
Com isso, segundo a montadora, o veículo consegue rodar cerca de 240 km até que uma recarga seja necessária. Segundo o ciclo urbano NEDC (New European Driving Cycle), a autonomia do Leaf chega a 389 km.
A bateria do veículo tem garantia de 8 anos ou 160 mil km rodados, o que ocorrer primeiro, segundo a Nissan.
Como carregar Nissan Leaf
Carregar um Nissan Leaf é uma tarefa fácil, semelhante a outros carros elétricos. A porta de entrada de energia do Leaf está localizada embaixo do capô, onde fica a grade frontal em carros a combustão.
Basta o motorista abrir a tampa da entrada de carga e conectar uma fonte de energia à ela.
O Leaf pode ser carregado em três níveis diferentes, que vão variar de acordo com a necessidade e disponibilidade de carregamento. São eles:
Nível 1 – Uso de cabo de emergência
Nível 2 – Uso de carregador de parede (Wallbox)
Nível 3 – Uso de carregador rápido
Nível 1 – Cabo de emergência
Como o próprio nome já diz, este nível de carregamento é mais usado para emergências. Ele é feito através de uma tomada comum 110 ou 220 V. Essa forma de carregar Nissan Leaf geralmente é usada quando não há outra opção, como um Wallbox ou um carregador rápido.
O carro também pode ser carregado no nível 1 quando o motorista não está com pressa. Por exemplo, ele pode deixar o carro carregando durante a noite, enquanto dorme.
O tempo de carregamento usando o nível 1 é de cerca de 20 horas, a uma potência de 6.6 kW.
Nível 2 – Wallbox (carregador de parede)
Para acelerar a carga, o motorista de um Nissan Leaf pode usar o carregador de parede, também conhecido como Wallbox. Ele pode ser instalado na garagem da residência e possibilita um carregamento mais rápido.
A potência para este tipo de carregamento também é 6.6 kW, porém, o tempo de carregamento é menor: 8 horas. Isso representa menos da metade se comparado ao Nível 1.
Ao comprar o Nissan Leaf, o Wallbox e sua instalação já estão inclusos.
Nível 3 – Carregador rápido
O último nível é geralmente o mais usado, pois é o mais rápido. O nível 3 é o carregamento feito através de carregadores rápidos. Estes carregadores geralmente são encontrados em estacionamentos de comércios ou até em postos de gasolina.
Algumas concessionárias da Nissan oferecem carregadores rápidos, que podem ser utilizados gratuitamente.
A Eletrovia Paranaense, com carregadores rápidos espalhados em um raio de 730 km extensão, ligando Paranaguá e Foz do Iguaçu, é outro grande investimento na área.
Além disso, o Brasil conta com uma estrutura crescente de eletropostos. Exemplo disso é a Ponte Elétrica da BMW e EDP, uma rede de carregadores entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Os carregadores rápido têm, em média, 50 kW de potência e carregam 80% da bateria em 40 minutos.
Modos de direção do Nissan Leaf podem economizar autonomia
Apesar de ter uma autonomia relativamente boa, é sempre bom economizar energia, principalmente se o motorista está fazendo uma viagem, por exemplo.
Por isso, o Leaf conta com dois modos de direção que, quando ativados, permitem economia de energia da bateria. São eles o Modo Eco e o Modo B.
No Modo Eco, a potência do motor elétrico do carro é limitada. Dessa forma, o veículo consegue economizar mais energia.
Além disso, o veículo tem sua frenagem regenerativa ligeiramente aumentada, garantindo um pouco de recuperação de energia.
Já no Modo B, a frenagem regenerativa é aumentada ainda mais, proporcionando uma recarga maior da bateria.
A frenagem regenerativa é uma tecnologia que transforma a energia despendida nas frenagens em energia elétrica, carregando a bateria de forma automática.
Para saber mais sobre o Nissan Leaf, acesse este link.