Possivelmente em janeiro de 2022 será lançado o primeiro carro elétrico nacional, com produção exclusiva em território brasileiro.
A montadora Kers, sediada em Maringá, no estado do Paraná, divulgou a pretensão de colocar o Wee, sua novidade, à venda no mercado do Brasil.
O projeto é totalmente desenvolvido aqui, desde a criação do design, até os detalhes da produção, em si. Isso o torna o primeiro carro eletrificado criado em terras tupiniquins.
O que você vai ver aqui:
Conheça mais sobre o Wee, o carro elétrico nacional
A proposta da montadora é bastante ousada.
Afinal, o Wee promete uma autonomia de 400 km com uma única recarga, o que é um dado bastante atraente.
Além disso, seu custo visa ser de menos de R$ 100 mil. Isso o coloca mais barato do que o atual carro elétrico de menor valor à disposição no nosso mercado, que seria o JAC e-JS1.
Se essa previsão se manter, ele também será mais barato que o Kwid elétrico, proposta da Renault que, por enquanto, ainda não foi lançado.
No entanto, ela declarou não ter interesse em competir com as grandes montadoras internacionais. Só quer oferecer um veículo de qualidade, com preço acessível, para estimular o interesse dos brasileiros por carros elétricos fabricados por aqui.
Ele vem com uma proposta diferente
O Wee foi criado para ser um veículo totalmente urbano. Logo, a questão do valor visa, justamente, oferecer uma opção debaixo custo e alta demanda.
Ele será lançado com design moderno, de três rodas e apenas dois lugares. Isso tende a garantir menos consumo de carga e, consequentemente, mais autonomia.
Outro detalhe que pode influenciar em seu baixo valor, é que ele será vendido apenas pela internet. Assim, reduz-se a necessidade de aluguel com lojas e pontos fixos e também de vendedores de suporte.
Mas, já para responder uma dúvida que pode ter surgido ao ler essa última informação, a Kers prometeu que terá assistências técnicas compatíveis para atendimento ao Wee em todo o país.
Nenhum detalhe característico a respeito da potência foi divulgado, apenas de que a velocidade máxima será de 100 km/h.
A produção será robusta!
A Kers já possui uma estrutura física muito bem desenvolvida em sua sede, em Maringá.
A previsão é que ela consiga entregar até 10.000 carros por ano, o que seria uma oferta bastante generosa para rechear o mercado de carros elétricos no Brasil.
E, pelo valor que eles pretendem vende-lo, pode ser possível que os Wee assumam a dianteira entre os elétricos nas ruas do país.
Além disso, a empresa também fez questão de destacar que todos os componentes que compõem o seu carro são 100% nacionais, produzidos e comprados em empresas brasileiras.
De uma forma muito simpática, isso é um estímulo à produção automobilística nacional, que vem de uma série de revezes nos últimos anos.
O que falta para começar a produzir o carro elétrico nacional
A Kers já possui espaço e estrutura para começar a produzir o carro elétrico nacional, mas ainda depende do interesse de mais investidores.
Entretanto, o projeto tem bons indicativos de que poderá ser de interesse de grandes empresários.
Além da proposta básica da venda de um carro elétrico de baixo custo, ainda há toda uma análise a respeito de projetos de reciclagem e inovação, usando não apenas a estrutura do veículo, como todos os seus componentes.
Se sair do papel, o Wee será um gracioso adendo à história automobilística brasileira. Também, será uma alternativa real e concreta para melhorar o acesso da população aos modelos totalmente eletrificados.