A Toyota, importante montadora de veículos e com enorme importância no segmento automobilísticos mundial, movimentou o cenário dos carros elétricos essa semana, divulgando que pode ter criado uma bateria infinita.
Essa novidade poderia modificar completamente o andamento e a popularização desse tipo de veículo, principalmente em países como o Brasil. Afinal, a falta de infraestrutura para o carregamento ainda se impõe como um dos principais motivos para a não-adesão efetiva aos modelos eletrificados.
Porém, fica o questionamento: será possível criar uma bateria infinita? Além disso, até onde isso seria viável para o mercado de carros elétricos, como um todo?
Nós fomos pesquisar um pouco mais sobre essa novidade da Toyota e trouxemos todas as informações para vocês. Confira essa história e veja como vai funcionar essa tal bateria que não precisa mais ser carregada.
A bateria “infinita” da Toyota
A Toyota é uma empresa que tem se consolidado bastante no mercado de carros híbridos, que são os que possuem as duas alternativas de alimentação.
No Brasil, ela é referência no assunto, sendo que o seu novo Corolla dominou as ruas do país e vem conquistando cada vez mais interessados.
Porém, agora ela se aventurou um pouco mais e decidiu abrir mão da segurança dos híbridos para poder desenvolver um veículo que fosse 100% elétrico.
Mas, indo além da própria criação, ela promete estar criando uma bateria considerada infinita.
Essa proposta ousada surgiu a partir da parceria da montadora com a BYD, outra grande representante do mercado automobilístico mundial, que possui enorme importância no cenário dos elétricos.
Juntas, elas estão criando o sedã bZ3. Inicialmente, ele estará focado no mercado chinês, que é o principal consumidor desse tipo de veículos, até então.
Portanto, a ideia de ter uma bateria infinita vem, justamente, da expertise da BYD nesse cenário.
O bZ3 conta com a tecnologia Blade, que divide as células da bateria em fatias. Com isso, é possível obter até 50% a mais de energia do que as baterias comuns.
Um ponto positivo associado a isso, além da própria economia, é o de tornar o elétrico mais seguro e resistente contra incêndios.
Mas, então, a bateria não é infinita!
Certamente, a bateria do bZ3 não é infinita. Aliás, esse é um conceito que dificilmente poderá existir, já que há a necessidade de consumo de energia e carga, para que o veículo possa andar, não é mesmo?
No entanto, o que leva os especialistas a considerarem a bateria BYD+Toyota infinita, é o fato de que ela possui um reforço na densidade da energia.
Por sua vez, isso significaria obter um aumento considerável na autonomia do carro, que poderá chegar a 600 km.
Além disso, esse novo mecanismo proposto pelas duas empresas pode fazer com que o veículo mantenha a vida útil da bateria por mais tempo.
A previsão é de que, mesmo após 10 anos de uso frequente, ela ainda esteja mantendo 90% de operacionalidade.
E o tal bZ3? Vai ser um carro legal?
A Toyota não decepciona em seus carros e também não pretende deixar os consumidores insatisfeitos com o seu modelo 100% elétrico.
O bZ3 será um sedã de luxo, com quase 5 metros de comprimento. Ele será lançado em duas versões, sendo uma menos potente, com 183 cavalos e outra mais poderosa, com 244 cavalos.
O sedã ainda vai contar com dois motores elétricos e tração nas quatro rodas. Apesar de ainda não terem divulgado a capacidade de alcance e aceleração, já é possível prever um valor de mercado. De acordo com sugestões de especialistas, a versão mais simples poderá chegar a R$ 160 mil.