A Hyundai divulgou que está trabalhando para lançar um elétrico de dar inveja no mercado, com uma autonomia de 500 quilômetros.
A montadora sul-coreana já está fazendo história com os seus elétricos no mercado mundial. Ela vem oferecendo modelos lindos e com design incomparável, como o Ioniq 5.
Porém, a versão mais arrojada do modelo deverá demorar um pouco mais para ser lançada. Justamente porque a Hyundai está pretendendo algo extremamente ousado: aumentar a autonomia da bateria do motor para alcançar até 500 quilômetros.
O Ioniq 5 ainda nem chegou no mercado. Mas, nossa expectativa já está enorme para o próximo modelo da montadora.
O que você vai ver aqui:
A irreverência sul-coreana nas baterias, que permite a ousadia de 500 quilômetros de autonomia
A Hyundai não poupa esforços para bater de frente com uma das gigantes dos carros elétricos em nível mundial. Claramente fazendo oposição à Tesla, ela tem investido pesado em sua plataforma de veículos eletrificados, a E-GMP.
A E-GMP foi lançada em 2020 e já está estruturada para ser a base dos novos modelos da marca sul-coreana.
E, uma de suas novidades, é justamente o aumento da amperagem das baterias de seus novos carros.
Enquanto o Ioniq 5 vem com uma bateria de 72,6 kWh, o Ioniq 6 será lançado com uma bateria de 77,4 kWh. Portanto, isso colocará o elétrico sul-coreano no mesmo patamar de autonomia dos Tesla de Elon Musk.
Mesmo não alcançando os 500 quilômetros de autonomia, o Ioniq 5 é um carrão!
Apesar de sua declaração ter jogado o foco da mídia sobre o próximo lançamento, o Ioniq 5, modelo que será inserido no mercado pela Hyundai, também apresenta diferenciais apaixonantes.
Ainda no segmento de baterias, ele promete um sistema de carregamento mais rápido que o dos concorrentes. Segundo a própria Hyundai, 80% de carga poderá ser feita em apenas 18 minutos.
Apenas para continuar em sua picuinha automotiva, vale acrescentar que 18 minutos é metade do tempo que levaria para uma carga equivalente em um Tesla.
Terá Ioniq 5 e 6 no Brasil?
A marca Ioniq é uma subdivisão da Hyundai, especializada na criação e desenvolvimento dos seus modelos elétricos.
Aliás, essa é uma prática comum nas montadoras. Criar um novo nome para o segmento dos eletrificados.
Dessa forma, caso haja algum tipo de repercussão negativa nos lançamentos, existem alternativas para desvincular os nomes das marcas.
No entanto, a Hyundai vem investindo pesado para que os seus Ioniqs tenham tanto sucesso quando os seus carros de combustíveis fósseis e orgânicos.
Por isso, podemos esperar que a marca distribua modelos eletrificados para o mercado mundial. Nesse caso, o Brasil também está inserido.
É provável que a importação do Ioniq seja feita pelo grupo CAOA, que já é o responsável pela distribuição dos Hyundai no país.
500 quilômetros e… o que mais?
Além dessa promessa de aumento da autonomia, não foi divulgado mais nada relativo ao próximo elétrico da montadora sul-coreana.
Possivelmente, esse segredo deve estar relacionado à alguma estratégia de marketing para não ofuscar o lançamento do Ioniq 5 e tirar o seu foco de mercado.
No entanto, para alcançar essa autonomia tão grande, podemos acreditar que ele não deverá apresentar tantas mudanças em relação ao seu predecessor, apenas um pouco maior.
Nossa aposta é de que seja um sedã luxuoso de porte médio, com um toque esportivo que acrescenta um charme especial ao design do carro.
Além disso, a principal característica dos importados deve ser mantida, que é a tecnologia elevada, principalmente em termos de segurança e conectividade.
A expectativa para a chegada do Ioniq 6 é em 2022. Mas, para esse, ainda não há confirmação de passeios em terras brasileiras.
Para nós, resta aguardar o Ioniq 5.