Babcock Ranch é uma cidade da Flórida que foi idealizada por um ex-jogador de futebol americano e planejada para ser totalmente sustentável. Seus primeiros habitantes chegaram em janeiro deste ano e agora a cidade recebe o programa piloto do primeiro ônibus escolar autônomo do mundo.
A iniciativa é uma parceria com a empresa Transdev, que já provê serviços de transporte autônomo dentro da cidade.
O lançamento do programa foi precedido por mais de dois meses de testes com alunos e responsáveis. Ele é parte do aprimoramento das opções de mobilidade já existentes.
A partir do consumo de energia limpa e opções de mobilidade urbana que diminuem a necessidade da utilização de automóveis pessoais, Babcock Ranch pretende ser a primeira cidade do mundo movida integralmente a energia solar.
O que você vai ver aqui:
Ônibus escolar autônomo é 30 vezes mais preciso que motorista
O primeiro ônibus escolar autônomo do mundo começou a operar dia 21 de setembro na cidade planejada de Babcock Ranch, na Flórida. Trata-se de uma parceria com a Transdev, maior operadora privada de serviços de transporte na América do Norte, provendo trens, bondes e táxis, entre outros.
A companhia tem sua base norte-americana próxima a Chicago, no estado de Illinois, e trabalha oferecendo soluções em mobilidade, estando presente em 20 países dos cinco continentes.
O ônibus escolar autônomo é totalmente elétrico e tem uma capacidade de resposta 30 vezes mais rápida que a de um motorista humano.
Apesar disso, ele viaja atualmente a uma velocidade máxima de 8 mph (aproximadamente 13 km/h). Mas poderá operar com velocidade de 30 mph (cerca de 48 km/h) quando a infraestrutura necessária estiver implantada.
A operação e a rota do veículo serão completamente autônomas. Mas um assistente permanecerá a bordo enquanto houver alunos embarcados. O objetivo é garantir o conforto, a segurança e responder questões sobre tecnologia autônoma.
Durante o piloto, a empresa avaliará o comportamento dos usuários e a demanda pelo serviço. Isso para verificar a viabilidade e a necessidade de implantação do serviço de transporte escolar em tempo integral
Os primeiros beneficiados pelo serviço serão os alunos que moram na cidade e estudam na Babcock Neighborhood School (BNS). A escola tem mais de 300 alunos matriculados do jardim de infância à sétima série, dos quais cerca de 30 residem em Babcock Ranch.
Este número tende a aumentar conforme as residências em construção na cidade recém-inaugurada sejam concluídas.
Ônibus autônomo detecta obstáculos e carrega até 12 pessoas
O ônibus escolar autônomo é um veículo amarelo em forma de cápsula modelo Easy Mile EZ10 de segunda geração que funciona a eletricidade e tem capacidade para o transporte de 12 pessoas.
Inicialmente o veículo seguirá um percurso predeterminado. Sairá a partir de um ponto específico para embarque de passageiros e irá até a frente da escola.
Há intenção de no futuro integrá-lo a um aplicativo para celular. Isso possibilitará que pais e estudantes solicitem o transporte nas portas das casas.
A presença de um assistente e da baixa velocidade de operação (inicialmente a 13 km/h) é apenas o começo. O ônibus escolar autônomo conta com outros mecanismos de segurança. Ele freia automaticamente quando detecta obstáculos. Além disso, após atualização do software, poderá manobrar para desviar de um obstáculo, caso as condições de segurança permitam.
Cidade de Babcock Ranch será a primeira sustentável do mundo
Babcock Ranch foi idealizada para funcionar apenas com energia solar, tornando-se a primeira cidade sustentável do mundo. Para isso, conta com 343 mil painéis fotovoltaicos que geram 74,5 megawatts de energia, o suficiente para abastecer cerca de 15 mil residências.
Os painéis estão instalados em uma área de 440 acres, tamanho aproximado de 200 estádios de futebol. A produção de energia limpa na cidade evita emissões de gases causadores do efeito estufa equivalentes a retirar 12 mil carros das ruas por ano.
Para compensar as flutuações naturais de disponibilidade da fonte de energia, a cidade possui um sistema de armazenamento que aumenta a previsibilidade do fornecimento.
Além disso, à noite e em dias nublados são utilizados gás natural e energia nuclear. Eles são fontes consideradas mais limpas que as convencionais. Os moradores que quiserem economizar na conta de luz também podem instalar tetos solares em suas casas.
O sistema de transporte da cidade é voltado para a diminuição da dependência de veículos pessoais. Além disso, oferece alternativas de mobilidade mais ecológicas, como bicicletas compartilhadas.
Em Babcock Ranch, a caminhada e o ciclismo são incentivados e os pedestres têm prioridade nas ruas. Desde a inauguração da cidade, em janeiro deste ano, a Transdev oferece serviço de transporte autônomo como opção para reduzir a dependência de automóveis.
Babcock Ranch planeja cidade 100% autônoma
Babcock Ranch está localizada no sudoeste da Flórida, ao norte de Fort Myers. A cidade tem tamanho equivalente ao da Ilha de Manhattan (aproximadamente 59 km²).
Inicialmente, Babcock Ranch era parte de um rancho comprado pelo ex-jogador de futebol americano Syd Kitson. O ex-atleta assinou um acordo de preservação ambiental da área com o governo, mas manteve cerca de 20% para investir na construção da nova cidade, através da sua construtora, Kitson & Partners.
O planejamento urbano de Babcock Ranch prevê a construção de 19.500 residências. Elas têm preços a partir de U$ 190 mil e aproximadamente 560 mil m2 de espaço comercial para uma população que deverá chegar a cerca de 50 mil habitantes.
As construções da cidade seguem algumas diretrizes. Por exemplo, a posição das janelas deve ser pensada para aproveitar a luz e ventilação naturais. Há também outras orientações, como varandas de frente para rua para estimular o convívio em comunidade. Outra exigência é que as casas obtenham uma certificação de construção sustentável.
Para a empresa responsável pelo ônibus escolar autônomo, no futuro a mobilidade será personalizada, autônoma, conectada e sustentável.
Ao redor do mundo, essa tendência também está ganhando força, com o desenvolvimentos de carros e outros veículos autônomos.
O projeto faz parte de um plano estratégico para usar tecnologia autônoma no atendimento às necessidades dos moradores da cidade. Futuramente, a Transdev pretende oferecer outro serviços. Entrega de mantimentos, entrega de pacotes, coleta e devolução porta a porta de forma independente são alguns deles.