Já imaginou fazer uma carga ultrarrápida em seu elétrico? É isso que a empresa americana Ample promete, com as suas novas estações de recarga.
A startup criou alguns modelos de estações, que foram espalhados nos Estados Unidos e que estão conquistando o interesse dos donos de carros elétricos.
Porém, diferente do que se pensa, o modelo não prevê um recarregamento das baterias, mas sim a substituição dos componentes por novos e cheios.
Em cerca de 10 minutos você entra com o carro descarregado e sai com uma bateria nova e completamente cheia.
Achou esse conceito interessante? Então, vale a pena saber mais sobre ele!
O que você vai ver aqui:
Como funciona o modelo de carga ultrarrápida da Ample?
A proposta da Ample vai além de uma recarga tradicional, conforme dito no início do nosso conteúdo. A startup, na verdade, desenvolveu um modelo de troca de baterias que seja ultrarrápido, garantindo mais praticidade na manutenção dos carros elétricos.
Você acredita que se os veículos elétricos tivessem uma carga ultrarrápida isso favoreceria para a sua popularização?
Entre as reclamações do público que ainda não adquiriu um modelo elétrico, está o fato de que o período de recarregamento é muito grande.
E foi pensando justamente nisso que a Ample trouxe uma proposta diferenciada, que serviria para resolver a questão do tempo de recarga.
No caso, os motoristas se dirigem até uma das 12 estações de troca da empresa e fazem a substituição das baterias por unidades novas e que estejam recarregadas.
A quem atende esse novo modelo Ample?
A proposta da Ample é atender motoristas urbanos e pessoas que moram em apartamentos. Esse seria um público beneficiado pelo modelo, já que teriam dificuldades para fazer o recarregamento pelo método tradicional.
Se você se preocupou com a eficiência dessa proposta em diferentes carros, saiba que a Ample já pensou nisso também.
Por isso, ela utiliza um sistema de baterias modulares, que são adaptáveis em qualquer modelo de carro.
São componentes menores, com um tamanho semelhante ao de um laptop. Isso não apenas favorece para a utilização em qualquer EV, mas também facilita para que o sistema robótico desenvolvido pela empresa consiga fazer a troca da bateria com mais rapidez e eficiência.
Além desse público inicialmente atendido pela Ample, a startup também estuda a possibilidade de expandir a sua ideia para o atendimento de frotas, que necessitam de um recarregamento mais dinâmico e inteligente.
Para favorecer a carga ultrarrápida!
A Ample não apenas criou o sistema de troca para substituir uma carga ultrarrápida, como também desenvolveu um aplicativo de direcionamento. Ele visa indicar aos motoristas de EVs a estação de troca mais próxima.
Com isso, a expectativa da startup é reduzir consideravelmente o tempo de espera em cada recarga, de modo a otimizar o sistema de carga ultrarrápida.
A ideia da Ample não é, exatamente, uma novidade
O modelo de substituição de baterias para otimizar a carga ultrarrápida não é uma exclusividade da Ample. Esse método vem sendo utilizado já há algum tempo.
Entretanto, a startup foi capaz de tornar esse processo mais acessível, a partir da utilização das baterias modulares. Afinal, a troca de baterias era algo que tornava o método mais demorado e menos dinâmico.
Com isso, ela tem garantido mais praticidade para a vida dos motoristas norte americanos. A ideia da empresa é expandir esse serviço para mais localidades, incluindo outros países. O primeiro local de estudo para implementação dessas estações de troca e carga ultrarrápida fora do território estadunidense é o Canadá.