BMW e Tesla são, sem dúvidas, duas das maiores expoentes do mercado de carros elétricos mundial. Com produtos que alcançam um público de diferentes perfis, as empresas se destacam com veículos de qualidade, inovadores e com alta tecnologia agregada.
Em suma, são o exemplo perfeito de concorrentes. Portanto, como possíveis rivais, elas estão de olho na liderança desse segmento.
Mas, uma declaração dada pelo BMW Group promete colocar ainda mais fogo nessa briga. A montadora alemã informou que pretende duplicar a quantidade de carros elétricos produzidos e vendidos em 2022. Dessa forma, se ela alcançar esse patamar, será uma verdadeira pedra no sapato da Tesla.
O mais engraçado disso tudo, é que, mesmo com esse objetivo visionário, a BMW ainda não fará nem cócegas nos números da empresa de Elon Musk.
Afinal, se a BMW é uma das mais conceituadas montadoras de carros, no segmento dos elétricos ela ainda engatinha. Dobrando a comercialização dos seus EVs em 2022, ela venderia, ao todo, 200 modelos, 0,03% do total vendido pela Tesla, que, em 2021, vendeu 930.000 carros exclusivamente elétricos.
A expectativa da montadora alemã é enorme para os seus projetos, mas ainda vai demorar para alcançar a proposta de vender 1 milhão de peças da Tesla.
A BMW não está sonhando alto demais?
Quem vê números tão discrepantes assim, certamente pensa que a BMW pode estar delirando um pouco.
Sem dúvidas, a diferença ainda é gritante, mas não podemos duvidar de uma empresa de tanto renome quanto a montadora alemã.
A declaração do grupo é que ela se tornará uma expoente significativa no mercado e que, em pouco tempo, irá acabar com a vantagem da empresa de Elon Musk. Ou que, pelo menos, se tornará uma rival em maior nível de igualdade.
Essa expectativa está pautada em uma análise do cenário. De acordo com o pensamento do BMW Group, um dos motivos que levaram a Tesla a ter tanta dominância, foi o fato de ter sido a pioneira nesse tipo de produto, tanto no mercado americano, quanto em alguns europeus.
No entanto, não é possível desconsiderar a influência que a BMW possui nesses locais. Com mais oferta da montadora disponibilizada, realmente há chance de ela conquistar uma fatia maior do mercado.
Quais as apostas para incentivar a rivalidade crescente entre BMW e Tesla?
A BMW está apostando em dois EVs para disputar o mercado com os Models. Estamos falando do i4 e do iX. Ambos são modelos que despertaram o interesse de revendedores americanos e já possuem uma lista de espera de seis meses para que eles sejam liberados para os compradores.
Apenas esse cenário já demonstra que a BMW vai para a briga com enorme poderio. Apenas dois modelos com essa orientação mais agressiva foram a aposta da montadora e já estão com tanto interesse, que já possuem uma demanda exclusiva para a empresa.
O BMW Group declarou, também, que está preparado para suprir ainda mais essa procura. Os executivos da montadora deixaram claro que chegarão ao limite máximo de produção, justamente para se consolidar como uma oferta crescente e aumentar ainda mais o seu nível de influência no mercado mundial.
A verdade é que, quanto mais as duas montadoras disputarem, melhor será para os consumidores. Afinal, eles terão mais modelos à disposição para aquisição e nós sairemos ganhando com carros modernos, incrivelmente potentes e (quem sabe) com um preço mais acessível!